Em que fase se encontram as 125 vacinas contra o coronavírus
As vacinas tem de passar por vários ensaios em humanos para confirmar sua segurança e eficácia antes de sua aprovação. Abaixo, veja o que significa cada fase que as 125 prováveis vacinas terão de passar:
Encurtar o tempo.
O primeiro problema (mostrado no quadro acima) é médico-científico: os ingredientes da vacina. Depois, torna-se um problema de engenharia laboratorial: como manufaturar um produto em bilhões de quantidade de maneira segura? A OMS e outras instituições, lançaram em 26 de abril um projeto de colaboração sem precedentes, batizado de "Acelerador ACT", para promover as vacinas contra a covid-19 em tempo recorde. O diretor geral da OMS, Tedros Adhanom, afirmou em março que "todavia faltam pelo menos entre 12 e 18 meses para termos uma vacina". Esse segue sendo o cálculo da imensa maioria dos cientistas - uma data entre junho e dezembro de 2021. Ainda assim, seria um recorde até agora impensável. A contra a ebola, a vacina mais rápida até agora conquistada, levou 5 anos para ser inoculada nas pessoas.
Em que fase está cada vacina.
A OMS tem um registro da situação dos 125 ensaios em marcha para encontrar a vacina. Na última fase - teste em aproximadamente 5.000 pessoas - há três experimentos: um do Reino Unido, um chinês e um norte-americano. Todos com imensa dificuldade de encontrar pessoas para receberem a vacina e serem acompanhadas por vários meses.