Não há capacidade industrial para fabricar a vacina para todos
As empresas farmacêuticas não têm capacidade, no dia de hoje, de produzir as doses necessárias de vacina para frear a pandemia de covid-19. Esse é o alerta feito por Thomas Cueni, o presidente da poderosa International Federation of Pharmaceutical Manufactures & Associations (Ifpma), a federação das indústrias farmacêuticas do mundo. Além do mais, Cueni calcula que serão necessárias entre 12 e 15 bilhões de doses para a população mundial. Avisa que no mundo não há fábricas de vacinas e de frascos que consigam atender a essa demanda.
Bill Gates está investindo em 10 novas indústrias.
Bill Gates, sabendo dessa realidade, está impulsionando com seus recursos a construção de fábricas, sem que ainda exista a vacina. Cueni afirma que, ainda que Gates consiga levantar 10 novas fábricas de vacina, o mundo conseguiria produzir tão somente algo entre 3 e 5 bilhões de doses em um ano. Essa quantidade seria suficiente tão somente para o pessoal da saúde que está na linha de frente no combate ao coronavírus e aos mais vulneráveis.
A maioria das possíveis vacinas exigirão duas doses.
Cueni também afirma que sua conta é a correta e não a dos políticos. Conta que a maioria das vacinas que estão na fase II ou III dos testes - as mais próximas de serem anunciadas como eficazes - exigirão duas doses para que as pessoas adquiram a imunidade. Essa é uma informação que ninguém ainda havia nos dado.
Não há como reproduzir a vacina e nem temos frascos.
Cueni também avisa que não só se trata do problema científico de encontrar e fabricar esse produto de imunização, também haverá necessidade de contarmos com bilhões de frascos de vidro, um problema que ele julga insanável. "Uma solução poderia ser termos de cinco a dez doses em um frasco", em vez de frascos mono doses, mas isso ninguém está estudando, alerta Cueni.