Perfumes caducam. O que fazer para que durem mais
Os cientistas Richard Axel e Linda Buck - Prêmio Nobel de 2004 - asseguram que "o ser humano é capaz de reconhecer e memorizar 10.000 aromas distintos. A visão, todavia, só pode diferenciar 200 cores". O olfato é um dos sentidos mais primário e também um dos mais poderosos. Quando sentimos um odor, essa informação se translada para partes do cérebro que participam da memória e do sistema emocional. É o sentido que mais memorizamos.
200 novos perfumes por ano.
Nunca esquecemos ou demoramos muito a esquecer de um odor. Esquecemos rapidamente de um tom de cor. Por isso, através do odor podemos reviver intensamente momentos do passado. Amparada pela nostalgia, a cada ano a indústria da perfumaria lança uma média de 200 fragrâncias. As mulheres não se conformam em ter apenas um perfume, querem mais e mais.
O tempo de vida de um perfume.
Perfume não é vinho. Caduca rápido. O tempo médio de vida de um perfume deve ser contado à partir do primeiro spray e mais 24 meses. A regra é oxidarem depois de dois anos. Se estiver sem abrir, em condições apropriadas, pode demorar muitos anos para caducar. Mas há algo que une perfumes e vinhos: são muito sensíveis às condições ambientais.
Deixar na caixa e nunca no banheiro.
O melhor conselho dado pelos perfumistas é de conservá-los em suas caixas originais. A luz- artificial e natural - pode modificar o odor à medida que modifica os enlaces químicos que mantém unida a fragrância. As flutuações frequentes de temperatura e umidade tem efeitos similares. São considerações que nos levam a outro aconselhamento dos perfumistas: os frascos não devem ser deixados nos banheiros.