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Finanças & Investimentos

37 motivos para defender a Uber (e outros apps)

Por Emanuel Gutierrez Steffen (*) | 10/03/2017 08:32

O presente artigo tem um pequeno delay no tempo por ter sido publicado originalmente em 2015, mas com a chegada do “Efeito Uber” (como ocorre em todas as cidades em que a empresa começa a operar) o texto se tornou muito propício para a realidade que vivemos em nossa amada Morena City.

Também alguns dos serviços citados ainda não estão disponíveis na cidade. Amigo leitor perceba que não se trata apenas de comentar sobre imbróglios entre Estado, Uber e Taxistas, mas sim do desenrolar histórico, que se passa diante de nossos olhos, de uma trama política, social e econômica sobre liberdade. Cansamos de ouvir histórias de nossos pais e avós sobre o preconceito de “atores/locutores” de rádio com a recém chegada televisão ou de como uma simples linha telefônica era algo “elitizado” em sua origem no país. Tente imaginar por alguns instantes sobre como vamos descrever o período atual para nossos netos?

Devido ao contexto que vivemos em nosso país, peço especial atenção ao item 17 pelo fato de atravessarmos a pior recessão da história, aos itens 24 e 25 pelo fato de vivermos dias de operação Lava Jato e “Paradas para o café”, e no item 9 por estarmos em um mês de homenagem às mulheres e suas oportunidades. Você pode não concordar com algum ou outro ponto deste artigo, ou pode abraçá-lo completamente como eu, mas acredito ser praticamente impossível que este texto não lhe faça refletir e questionar sobre a relação, o papel e os limites que o “estado” tem, deveria ter e que também não deveria ter em sua vida e na de seus familiares.

Acredito piamente que tudo isso faz parte de uma revolução silenciosa maior. O “mindset comum” ou o “mainstream intelectual estatista” disseminado em todos os cantos de nossa sociedade começa aos pouco a ser questionado não por teóricos, doutores de universidades ou engenheiros sociais, mas sim por pequenas revoluções (WhatsApp, Uber, Airbnb e outros) que se impõem naturalmente por rápida e voluntária adesão, por sua relevância e valor agregado na vida das pessoas. Tudo isso sem necessidade de militâncias ou ativismos e a despeito de tantos retrocessos assimilados ao longo dos anos.

Veja agora o artigo com 37 motivos para defender o Uber e outros aplicativos de mobilidade urbana:

1. O consumidor é soberano:
Os comerciantes falam que "o cliente sempre tem razão". Ao que tudo indica, no entanto, nossa classe política não concorda com essa máxima. Geralmente, quando surge um novo produto ou serviço, quem quer usa; quem não quer não usa. De onde vem esta polêmica toda no caso do Uber? Cadê o Procon?

2. É moral
Proibir um adulto de entrar em um carro que voluntariamente lhe oferece uma carona, e também proibi-lo de pagar o quanto ele quer para esse motorista é descabido e imoral. Desde quando você delegou este direito de escolha a um político?

3. Todos os clientes adoram
Em pouco mais de um ano de operação no Brasil, a Uber conquistou os corações de seus clientes, que, fidelizados, passam a promover espontaneamente a empresa expressando sua satisfação pelo serviço e se tornando uma frente de divulgação , principalmente nas redes sociais.

4. É legal
Se fosse ilegal, não seria necessária uma legislação para proibi-lo. Bastaria mandar a polícia fechar a empresa. Por que ninguém sugere isso? Porque não há como; porque não é ilegal. Uber não é clandestino. Por isso o Juiz Paulo Bonini, da 41ª Vara Cível de São Paulo, afirmou que o simples fato de um serviço ser inovador, e não haver ainda regulação que o contemple, não faz dele ilegal:
"[... ]os fatos (...) não justificam a suspensão de um serviço que é prestado em diversos países de forma regular, com ou sem regulamentação. O simples fato de uma atividade, em geral inovadora, não ser regulamentada, não traduz sua ilicitude de plano.".
O serviço da Uber é previsto pela Lei 12.587/12, que trata dos serviços de transporte motorizado privado (não coincide com o transporte público individual prestado pelos taxistas). Sendo assim, a Uber respeita a legislação. Quem quer mudá-la é a classe política e o cartel dos taxistas.

5. Regular # regulado
Sendo legal, a Uber é regular. Isso é diferente de ser regulado (ou regulamentado). A regulação é uma legislação específica do estado contra uma determinada atividade. Tal legislação (geralmente) dita como o serviço tem de ser provido (ou como o bem tem que ser produzido). Ou seja, trata-se de uma interferência na gestão da atividade. Atualmente, a maneira como o serviço é provido é decidida pela empresa, pelos motoristas e pelos clientes (com as avaliações deles). Quem regula o mercado é o consumidor. Os serviços da Uber já são regulados. Pelos clientes. Não há regulamentação política e nenhum cliente sente falta.

Na realidade, a regulação política serve, sempre e apenas, para prejudicar o concorrente. É sempre o agente econômico que está sendo desafiado quem aciona e pressiona o estado para regulamentar o concorrente melhor que ele (se fosse pior, ninguém se importaria). Hoje, com a Uber, é possível comprovar isso ao ver como os taxistas passaram a exigir a regulamentação.

6. Alto padrão de qualidade
Os usuários já sabem, e quem experimenta pela primeira vez fica espantado: "Fantástico! Como pode ser tão melhor e ainda mais barato?" O carro é bom, novo, limpo, o motorista abre a porta, pergunta em qual estação pôr o rádio, oferece água, balas, o ar está sempre ligado e o motorista coloca a temperatura de sua preferência. O motorista é gentil, bem vestido, instruído e dirige com segurança.

7. É mais barato
Além de tudo, ainda é mais barato. Com o Uber X, por exemplo, a tarifa é de R$ 0,35 por minuto e apenas R$ 1,43 por km; e no Uber Black é de R$ 0,40 por minuto e R$ 2,42 por km. Cerca de 45% (UberX) e 10% (Uber Black) mais barato. Experimentar para crer. Onde estão nossos políticos defensores dos mais pobres?

8. É mais seguro para o cliente.
a. Quem escolhe os motoristas é uma empresa que vive de reputação e não um ente estatal que não deve explicações a ninguém. Os motoristas são selecionados, capacitados, recebem avaliação constante (e não só no ingresso). A viagem, o motorista, o percurso e o valor ficam registrados para sempre.

b. Se você esqueceu alguma coisa no carro, há uma função específica no aplicativo para isso.
c. É pago com cartão. Você não precisa carregar dinheiro. Você e o motorista vão sofrer menos assaltos e nunca há problemas de troco.

9. É mais seguro para o motorista
Muitas vezes os taxistas são assaltados, dirigem em horários e lugares perigosos e isso desestimula o ingresso de mulheres na profissão e incentiva a entrada de pessoas, por assim dizer, mais "dispostas ao risco".

Com Uber, ao contrário, o motorista sabe antecipadamente quem é o cliente. O cliente tem todo um histórico de avaliação. Não por acaso, 22.400 dos motoristas do Uber são mulheres (14% do total) e a empresa promete empregar 1 milhão de mulheres até 2020.

10. O motorista é mais bem avaliado
Para avaliar o motorista, o carro, a corrida, o serviço de forma geral, você pode facilmente dar um feedback (em forma de 5 estrelas) ao fim da corrida. O motorista também faz a mesma coisa com você. O sistema grava tudo, tira constantemente a média e os motoristas com média baixa são afastados da Uber. Se, além disso, você quer fazer alguma reclamação específica, pode escrever um e-mail e a empresa será sempre solícita em responder e resolver o problema em uma janela de poucas horas.

Com o cartel dos taxistas, ao contrário, não há muito o que fazer. Você terá de ir ao DETRAN, pegar uma senha, ficar na fila, perder várias horas, conversar com um burocrata, fazer uma reclamação formal e depois de 3 pessoas fazerem isso, eles vão apenas dar uma advertência ao taxista. Esquece.

11. Impostos
a. Para quem considera isso uma virtude, Uber já paga impostos.
b. Os motoristas pagam impostos como qualquer outro CNPJ (visto que a corrida é paga com cartão de crédito, fica tudo registrado).
c. A empresa paga impostos federais.
d. Algumas prefeituras, além disso, querem impor um imposto específico e adicional. Se isso acontecer, quem vai pagar mais será o cliente. O custo da Uber irá aumentar e será transferido aos clientes.

Este dinheiro irá para Brasília em vez de ficar no seu bolso.

12. Ajuda velhos, mulheres e crianças
Por ser muito mais seguro, muitas pessoas deixam mais tranquilamente a esposa, os filhos ou parentes velhos ir de Uber. Há quem mande o pai velho e doente para o hospital via Uber. Há até quem mande o filho para a escola ou para a balada. Alguns ligam para o motorista, pedem um cuidado especial e o motorista leva até a porta (da escola ou do hospital) e, em alguns casos, até dentro (e em outros casos ainda espera com você na recepção do hospital até lhe chamarem). Durante tudo isso, você pode acompanhar o caminho do carro pelo aplicativo.

13. Usa o GPS
Ao entrar no carro, o motorista clica na tela do telefone, a corrida começa e o aplicativo já lança o caminho mais rápido com GPS. Você vê tudo isso no seu telefone e no do motorista. Além disso, quase sempre os motoristas perguntam se você prefere usar o Waze, que, como todo mundo sabe, consegue evitar o trânsito, poupar tempo e dinheiro. Tudo isso fica gravado no final da corrida.

14. Tem várias opções
a. UberX, o mais barato, usa carros do dia a dia, com no máximo 5 anos de uso e nas cores preto, prata ou cinza.
b. Já o UberBlack, versão mais sofisticada, são carros sedãs médios, como o Toyota Corolla, Hyundai Azera, Volkswagen Jetta e Ford Fusion com até três anos de uso e sempre na cor preta.
c. Tem também o UberBike — carros com suporte traseiro para transportar bicicletas.
d. Uber Pool: você divide o carro com outra pessoa e racha o custo.
e. Uber Pet: para quem deseja conforto especial para os animais de estimação.
f. Nos EUA, as opções são ainda mais amplas, incluindo UberXL (veículos maiores como SUV e Minivan);
g. Uber Select: pode ser BMW, Mercedes, Audi etc. com interior de couro; e
h. UberChopper: transporta os passageiros de helicóptero.

15. O direito é a favor
Ao longo do ano, o Judiciário declarou diversas vezes a legalidade do serviço prestado pelos motoristas por meio da plataforma, assim como a inconstitucionalidade das leis municipais que tentam barrá-la (como a Complementar MRJ 159/2015, que visa banir serviços como os da Uber no Rio de Janeiro). Além disso, rejeitou várias vezes as demandas pela proibição do aplicativo. Eis as decisões favoráveis:

1. "A Justiça do Rio de Janeiro concedeu, em 9 de outubro, uma liminar em Mandado de Segurança à Uber garantindo que seus motoristas parceiros pudessem continuar trabalhando."

2. "A Justiça reconheceu a inconstitucionalidade da Lei Complementar MRJ 159/2015, que visa banir serviços como os da Uber no Rio de Janeiro."

3. A 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital do Estado do Rio de Janeiro, no dia 14 de agosto, reconheceu a constitucionalidade e legalidade dos serviços de transporte individual privado prestados pelos motoristas parceiros da Uber (as decisões proferidas pela 3ª e pela 15ª Varas de Fazenda Pública do Rio de Janeiro e também pelo Exmo. Desembargador Elton Martinez Carvalho Leme, da 17ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, foram nesse mesmo sentido."

4. "No dia 3 de setembro, mais uma vez, o Poder Judiciário se manifestou favoravelmente à manutenção do aplicativo e da Uber em operação, por entender que não há elementos para justificar a suspensão do aplicativo."

5. "A decisão da 9ª Vara da Fazenda Pública do Estado de São Paulo reitera as razões da decisão da 41º Vara Cível, que reconhece que a falta de regulamentação não caracteriza ilegalidade."

6. "A própria Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), em sua Comissão de Assuntos Constitucionais do Distrito Federal, já deu parecer favorável à Uber."

7. "O Ministério Público do Rio de Janeiro já confirmou que não há crime na atividade praticada pelos motoristas parceiros da Uber, sendo fato atípico."

8. ''Segundo o CADE: "não há elementos econômicos que justifiquem a proibição de novos prestadores de serviços de transporte individual(...)''.''

16. A população é a favor
Quando surge um novo produto, quem gosta usa, quem não gosta não usa. Ponto. Ninguém tem o direito de decidir se os outros podem consumi-lo ou não.

No entanto, uma pesquisa indicou a simpatia da população brasileira pelo Uber, chegando a alcançar mais de 82,14% das opiniões a favor (e 9,29% contra).

Em várias votações sobre a proibição, a população se mobilizou voluntariamente em defesa do aplicativo.

17. Gera empregos durante a recessão
Em meio à recessão e ao aumento crescente do desemprego, a Uber apresenta uma saída ao desenvolver um novo nicho de mercado, criando vagas de trabalho e gerando riqueza. Muitos motoristas da Uber são profissionais qualificados que perderam o emprego em outras áreas.

Outros deixaram o trabalho anterior para ganhar mais, produzindo mais.

Até setembro deste ano, a empresa empregava aproximadamente 5 mil motoristas no Brasil, com a meta de gerar 30 mil empregos até outubro de 2016. Para aqueles que, em pleno 2015, ainda acreditam que a tecnologia tira empregos, é só olhar para a realidade. Pode começar por este simples vídeo e por este artigo que resume um amplo estudo acadêmico. Veja também este breve vídeo para ver como a Uber fornece trabalho a pessoas surdas.

18. Liberta os taxistas do aluguel
Quem está contra a Uber são os taxistas donos das placas e os sindicatos. Mas muitos taxistas que não têm placas estão migrando em massa para a Uber. Hoje, quem não tem placa aluga o carro (com diária de cerca R$ 200 dependendo da cidade). Ou seja, para começar a ganhar ele tem antes de cobrir esta despesa. As primeiras corridas (até R$ 200) servem só para cobrir o aluguel. Com a Uber, ao contrário, não tem aluguel; o motorista ganha desde o começo.

19. Ajuda a mobilidade urbana
Muitas pessoas deixaram de usar o carro para usar Uber. Dependendo de quantos quilômetros você roda diariamente, do preço do estacionamento, do seguro, da gasolina, dos reparos anuais etc., é mais conveniente recorrer à Uber. Foi calculado, no estudo O Alto Custo do Estacionamento Grátis, do economista Donald Shoup, que aproximadamente 30% do tráfico de grandes cidades é gerado por carros em busca de vagas para estacionar. Com a Uber isso acaba de vez.

Como expresso nos pareceres de juristas como Carlos Affonso Souza e Ronaldo Lemos "em tempos de franca expansão da chamada economia do compartilhamento (...) proibir essa alternativa de incremento na mobilidade urbana quando as grandes cidades brasileiras estão estranguladas, leva ao questionamento sobre qual seria o motivo do legislador (...). Que interesse superior e urgente motivaria tamanha intervenção na autonomia privada (...)?".

20. É bom para o meio ambiente
O compartilhamento de transporte quando você usa Uber reduz a quantidade de carros em trânsito diariamente e de carros circulando em busca de estacionamento, diminuindo assim as emissões de carbono e os engarrafamentos. Como descrito pelo Planeta Sustentável em setembro deste ano, só a cidade de São Paulo tem em média um aumento de 22 mil veículos circulantes a cada mês. São 730 veículos a mais por dia. Isso promove o "estrangulamento" de grandes cidades e pode ser amenizado por meio do transporte compartilhado.

21. Mostra como funciona o mercado
As relações de oferta e demanda, a melhoria da qualidade do serviço graças à competição, a regulação pelo consumidor — a Uber demonstra na prática e de forma simples que o livre mercado é baseado em relações voluntárias e pacíficas, que mercados desregulamentados, livres, sem barreiras ao ingresso, sem reservas de mercado e sem oligopólios fornecem produtos melhores e mais baratos.

22. Estimula o empreendedorismo
Servindo como exemplo para iniciativas como o TruckPad, aplicativo que une caminhoneiros autônomos a cargas sem necessidade de intermediários, e o chamado "Uber das Faxineiras", que permite conectar diaristas às suas clientes, a Uber propõe um modelo de negócios baseado nas relações voluntárias do mercado, estimulando o empreendedorismo. No Brasil já chegaram e estão se expandindo Bla Bla Car e Lyft. Nos EUA tem também Loup; Bridj; Leap; Via; Lyft line.

23. Incentiva a melhora dos concorrentes
Ao estabelecer a competição direta, a Uber gera incentivo para a melhora da qualidade dos concorrentes. Alguns taxistas têm se engajado em ações promocionais: oferecendo cupons de descontos em datas especiais, fantasiando os motoristas no halloween e até mesmo dando água e bombons para os passageiros. É o "efeito Uber".

24. Mostra o grau de corrupção de uma cidade
Ao sofrer maior resistência nas cidades onde a força dos cartéis e a intervenção coercitiva do governo para impedir a liberdade de escolha da população são mais pesadas, a Uber mostra onde a corrupção está mais institucionalizada. Mais explícito ainda é o "Índice Uber", que cruza e soma dados do nível de burocracia e de interferência estatal em vinte países, concluindo que naqueles lugares onde a burocracia é maior e o governo é mais corrupto, a demanda pela proibição foi maior.

25. Mostra o que realmente é a política
No caso Uber, a violência com que os grupos organizados se lançaram contra a empresa mostra pela enésima vez que:
a. A política é coerção;
b. A política é lobismo;
c. As minorias organizadas usam o estado para se impor; para criar reservas de mercado; para criar oligopólios e monopólios; para aumentar o preço e baixar a qualidade;
d. A classe política protege interesses privados;
e. A regulação é usada para prejudicar o concorrente;
f. O intervencionismo contra trocas voluntárias sempre prejudica o consumidor final.

26. Dá razão aos economistas
Desde sempre, os economistas tentaram explicar que mercados fechados e protegidos pelo governo criam reservas de mercado, oligopólios, monopólios, preços altos e qualidade baixa. Os pesquisadores Adrian Moore e Ted Balaker, já em 2006 (6 anos antes da Uber nascer), resenharam uma vasta literatura de 19 estudos acadêmicos que mostram os benefícios da desregulamentação do serviço de táxis. Outros, como o urbanista Anthony Ling, em 2011, vislumbravam possibilidades semelhantes ao modelo de negócios que seria proposto um ano depois pela Uber e os entraves estatais que dificultavam o transporte compartilhado.

Como afirmado pelo economista Luiz Alberto Esteves "Todo serviço regulado sempre vai gerar alguma concentração e algum poder de mercado, que, no fundo, vai resultar em lucros maiores para quem dispõe do direito de fornecer no serviço". E é exatamente o que ocorre com os táxis, que, altamente regulamentados, constituíram um cartel com direitos exclusivos prestando serviços de qualidade decadente a preço crescente.

27. Vítima de violência
Os motoristas Uber apanham e ficam calados, sem nem reagir. Milhares de casos deste tipo aconteceram no mundo todo.

28. Preço dinâmico
Este é talvez o aspecto mais inteligente de Uber. Sabe quando chove e você não acha táxi? Sabe quando eles se escondem para não ficar parados no trânsito? Sabe quando você tem de sacar dinheiro, pois os taxistas não aceitam cartão? Pois bem, com Uber isso não acontece. Quando chove ou nos horários de pico, a demanda é mais alta e o preço do Uber aumenta de acordo. E ainda assim fica mais barato que o táxi.

É como se fosse a bolsa de valores: você vê o aumento do preço em tempo real e pode escolher entre aceitar ou esperar um pouco. Se não fosse assim, você simplesmente não encontraria um carro disponível.

29. Estimar o preço da corrida antes
Lembra-se de quando você perguntava para os amigos ou para o porteiro do hotel, "quanto dá mais ou menos de táxi?" Acabou. Com Uber, você pode estimar o preço final antes da corrida, e a estimativa é sempre certa.

30. Poupa tempo
Você poupa muito tempo, pois, durante a corrida, pode trabalhar, ler (sim, o motorista dirige devagar), responder aos emails, ligar para seus caros, fazer outras coisas. Ademais, você não gasta tempo para buscar um estacionamento, por não estacionar longe do ponto de chegada etc.

31. Atendimento ao cliente
Você já tentou contatar a Uber para qualquer mínima coisa? O atendimento é rapidíssimo, gentil e eficaz, talvez um dos melhores atendimentos ao cliente junto com a Amazon. Só para mostrar um exemplo, aconteceu a alguns clientes que o motorista errou caminho; e, como tudo fica gravado, eles apontaram para a empresa, ele reformulou a rota mais eficiente e reembolsou a diferença.

32. Uber é sensacional
a. Nem nos seus sonhos você tinha um motorista privado que chamava com um toque na tela do celular e ele vinha lhe pegar com um McLaren, um Lotus, um Maserati, um Lamborghini, com um fantástico Porsche antigo, ou até com um Indycar da corrida de Indianápolis.
b. Você pode conectar seu Spotify diretamente ao rádio do carro (em cada corrida).
c. Tem um ambiente de trabalho deste tipo:

33. Faz ações de caridade
Em meio a tragédias humanitárias, a empresa presta serviço gratuito à população afetada, como foi o caso na catástrofe de Bento Rodrigues, quando a Uber buscou e distribuiu doações sem nenhum encargo aos doadores nem aos receptores da ajuda.

34. Deixa seu cachorro entrar no carro
Além de fazer parceria com a Zee Dog para o transporte de animais no Rio de Janeiro e em São Paulo, a empresa sugere que os clientes informem ao motorista a intenção de levar um animal de estimação a bordo, e, conforme o acordo entre as partes, o animal poderá ser transportado.

35. Paga seu "almoço grátis"
Faz promoções relâmpago oferecendo transporte gratuito, além de levar brindes como sanduíches e picolés até você sem cobrar nada.

36. Gera riqueza e bem estar
Este é o ponto principal, mas nunca lembrado. Por gerar empregos, por ajudar durante a recessão, por criar um novo nicho de mercado, por satisfazer os clientes, por fazer poupar tempo, por melhorar a mobilidade, por ajudar o meio ambiente, por realocar homens e recursos de forma mais eficiente, a Uber cria riqueza, aumenta a renda das pessoas, aumenta a produtividade — ou seja, aumenta o bem-estar das pessoas.

37. É o futuro
Toda indústria entra em obsolescência. Foi o caso das máquinas de digitar, das operadoras de caixa nas agências bancárias, das crianças limpadoras de chaminés durante a Revolução Industrial, da câmera fotográfica analógica. Os seres humanos sempre encontram formas mais eficientes, mais baratas e melhores de servir seus semelhantes.

Da mesma forma, a "Economia Compartilhada", Uber, Loup, Bridj, Leap, Via, Lyft line são o futuro do transportes. As prefeituras de Cingapura e Nova York estão já lançando os primeiros carros sem motorista para substituir os táxis. Uber vai ganhar.

Não tem como parar o progresso. Faça um favor à humanidade: não fique do lado errado da história.

Fonte: Adriano Gianturco e Brenda Pereira/ mises.org.br Disclaimer: A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen é criador do portal www.mayel.com.br

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