ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUINTA  26    CAMPO GRANDE 21º

Momento Saúde Bucal

Atendimento odontológico a paciente com necessidades especiais

Marco Polo Siebra (*) | 12/11/2022 07:46

Olá! Hoje o assunto são pacientes com necessidades especiais, que são pessoas que tem alguma situação que necessita de um atendimento odontológico especializado e bem diferenciado.

Se você é uma pessoa com necessidades especiais ou convive com alguém assim, já deve saber que os cuidados com pacientes assim devem ter uma atenção redobrada.

E para entender um pouco melhor o motivo de eu estar trazendo este assunto é que de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 10% da população mundial é portadora de algum tipo de deficiência, sendo que a maioria desses indivíduos está em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, e apenas 2% dessas pessoas recebem atendimento adequado voltado para as suas necessidades.

De acordo com o Censo 2010, quase 46 milhões de brasileiros, cerca de 24% da população, declarou ter algum grau de dificuldade em pelo menos uma das habilidades investigadas (enxergar, ouvir, caminhar ou subir degraus), ou possuir deficiência mental/intelectual.

A saúde bucal é essencial para todo mundo - e quem tem necessidades especiais não pode se descuidar. Mas como reconhecer se o dentista toma os cuidados necessários para tornar essa experiência positiva?

O mais importante diz respeito ao atendimento humanizado, ao conforto, a garantia do resultado final do tratamento e principalmente para pacientes que são mais jovens. Nós não queremos associar “ir ao dentista” com algo negativo, doloroso e desconfortável. Queremos que a experiência de consultar o dentista seja tranquila, um sinônimo de acolhimento, atenção e cuidado. Assim, as próximas consultas não terão resistência.

Também há as necessidades especiais individuais. Cada tipo de condição pode precisar de uma atenção especial em relação à formação do profissional, da equipe, de equipamentos ou de preparo do ambiente. Para isso, a solução é uma só - e é muito simples: entre em contato com o dentista responsável e pergunte qual a forma de tratamento para essas pessoas com necessidades especiais!

Gerar uma boa experiência aumenta muito as chances de que esse paciente continue recebendo a atenção necessária para a saúde bucal sem ter medo de retornar!

Colocando assim, fica mais fácil, não é mesmo?

Para saber mais sobre saúde, cuidados e procedimentos para o sorriso e para a boca, é só continuar acompanhando minhas publicações no Instagram: @marcopolosiebra.

Um abraço!

(*) Marco Polo Siebra é Odontólogo ha mais de 28 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Cursando uma Pós Graduação em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS. Hoje tem como principal missão impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus objetivos em todas as áreas da vida. É diretor da Associação Pestalozzi de Campo Grande/MS.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias