Além da estética, rinoplastia ajuda na saúde do paciente
Dr. Henrique Alvarenga tira dúvidas sobre como um nariz em equilíbrio com o rosto pode transformar a sua saúde.
São 20 anos de carreira transformando a vida de pacientes com a rinoplastia. Médico otorrinolaringologista especializado em cirurgia do nariz (CRM/MS 3315 | RQE 2435), Dr. Henrique Alvarenga é enfático em dizer que a técnica tem a finalidade estética, mas pode ser feita em conjunto com outros procedimentos, como a de correção de dificuldades respiratórias, trazendo ganhos surpreendentes para a saúde do paciente.
Muita gente ainda questiona como funciona ou se há necessidade da rinoplastia. De forma clara e objetiva, o médico explica em seu consultório, na Otorrinoface, que o procedimento ajuda na autoestima e deixa o nariz em equilíbrio com o rosto, mas, antes de qualquer procedimento, ele busca entender o que realmente incomoda no paciente, orientando o que deve ser modificado para que o rosto fique sempre em harmonia, levando em conta as proporções faciais, a etnia e as diferenças de cada um de seus pacientes.
“A rinoplastia possui um papel bastante importante na vida das pessoas, indo muito além da estética. Por isso, é importante que os procedimentos estéticos sejam vistos com outros olhos. Eles são capazes de promover uma grande melhora na qualidade de vida”, explica o médico.
O tipo de pele, a força da cartilagem e principalmente os traços de individualidade de cada paciente são estudados pelo Dr. Henrique Alvarenga e respeitados para obter um resultado natural após a cirurgia. “Afinal, o que se pretende quando o paciente entra no consultório, é melhorar a aparência do seu nariz, mantendo as características que o distinguem e o tornam único”, enfatiza.
E o que muitas vezes ninguém imagina é que o procedimento também ajuda na respiração. A rinoplastia pode ser realizada com outro procedimento, como a de correção de desvio de septo nasal, que é realizada para retirar a conhecida “carne esponjosa", que pode causar uma dificuldade de respiração.
“O desvio do septo pode estar presente desde o nascimento, ou se desenvolver na infância e até mesmo na vida adulta. Uma queixa frequente é a pessoa sentir uma dificuldade para respirar ou sensação de que uma das narinas está bloqueada. Por isso, o diagnóstico é bem simples, com exame físico realizado no consultório, em alguns casos são solicitados exames de imagem para avaliar o grau do desvio”, explica o especialista.
E tanto a cirurgia de desvio de septo quanto a rinoplastia, elas deixam cicatrizes mínimas, que tendem a se tornar imperceptíveis com o passar de alguns meses após a realização do procedimento. Os cuidados no pós-operatório, todos recomendados pelo Dr. Henrique Alvarenga, auxiliam de forma significativa na cicatrização. Mas vale destacar que cada tipo de nariz exige uma técnica diferente, pois a anatomia da estrutura nasal é diferente em cada pessoa.
Neste período de pandemia causado pela covid-19, por exemplo, muitos pacientes estão indo até o consultório do Dr. Henrique Alvarenga para uma avaliação, não só pelo desejo de viver os momentos com o rosto harmônico, mas também pela constante preocupação com a saúde, uma vez que diagnosticados e ter problemas respiratórios através de uma cirurgia solucionados, os pacientes passam a levar uma vida mais saudável, sem constantes fadigas que prejudicam a saúde.
“Portanto, é correto dizer que a cirurgia vai muito além da questão estética. A recomendação para quem sofre com problemas de respiração ou mesmo com o aspecto do nariz é buscar um otorrinolaringologista”.
Ficou interessado (a)? Agende sua avaliação nos telefones (67) 3327-0232 ou (67) 99232-6909 (chame aqui).
Saiba mais sobre os procedimentos e as dicas do Dr. Henrique Alvarenga em suas redes sociais: Facebook e Instagram @dr.henriquealvarenga.
O médico atende na Otorrinoface, localizada na Avenida Mato Grosso, 2400 – Jardim dos Estados (Veja como chegar).