Deficiente visual flagra carro sobre piso tátil e reclama que situação é comum
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a situação é considerada infração grave e multa é de R$ 195,23
Após presenciar diversas vezes veículos estacionados sobre piso tátil, o funcionário dos Correios, Alexandre Menezes dos Santos, de 40 anos, entrou em contato com o Campo Grande News para mostrar a situação que atrapalha o 'ir e vir' de todos os dias. Além de impedir que pessoas com deficiência visual andem pela calçada, a situação é considerada infração grave, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.
Alexandre estava indo para a padaria quando se deparou com o carro Volkwagen Gol estacionado sobre a calçada na Rua Barão do Rio Branco, na região central de Campo Grande. Ele relata que é deficiente visual e o desrespeito é frequente na cidade, e neste caso, o carro bloqueava o piso tátil. Segundo Alexandre, o carro ficou estacionado em frente do hotel por mais de dez minutos, pois foi o tempo de ele ir e voltar da padaria que fica na região. "O pessoal é muito folgado. É a terceira vez que vejo veículo parado ali", conta ele.
Ao chegar na padaria, Alexandre se deparou com dois guardas de trânsito e pediu que eles verificassem a situação. "Também parei na recepção do hotel para reclamar da situação e a recepcionista disse que não sabia de quem era o carro e que iria tentar descobrir", pontua Alexandre.
Ao Campo Grande News, a Agetran (Agência Municipal de Trânsito) informou que as denúncias podem ser feitas por meio do teleatendimento do FalaCG, no 156, para que seja protocolada, e a equipe de fiscalização enviada ao local. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, estacionar em cima do piso tátil, ciclovia, gramados ou jardins públicos são infrações graves, com multa prevista em R$ 195,23.
A supervisora do Hotel Premier, Silvia Elaine, respondeu por meio de nota que o hotel repudia qualquer tipo de conduta que atrapalhe a acessibilidade ou cause inconveniência aos hóspedes e público em geral. A nota ainda pontua que "se de fato houve ocorrências de carros estacionados indevidamente, trata-se de uma ação completamente contrária à nossa política de respeito e inclusão. Estamos trabalhando diligentemente para corrigir essa situação, incluindo a possibilidade de implementar medidas de fiscalização mais rigorosas e, se necessário, reportaremos tais situações às autoridades competentes".
Direto das Ruas - A sugestão chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.