ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  23    CAMPO GRANDE 21º

Direto das Ruas

Estudante busca socorro para égua agonizante no Nova Campo Grande

As imagens foram registradas no fim da tarde de ontem, durante passeio

Idaicy Solano | 23/11/2021 09:17


O que era pra ser dia de lazer em família, acabou se tornando uma experiência e tanto para Ananda Pereira Cristaldo, de 17 anos, que encontrou uma égua agonizando em um pasto, no Bairro Vila Nova Campo Grande, por volta das 17h. Desde então, buscava socorro.

A surpresa aconteceu na tarde de ontem (22), quando a estudante levava o sobrinho para soltar pipa. “Tia, tem um cavalo morto aqui”, foi a frase dita à Ananda pelo garoto, conforme relato dela ao Campo Grande News. O animal está magro, fraco e sem condições de levantar.

A estudante entrou em contato com a Guarda Municipal e foi informada que a ocorrência seria encaminhada para o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Ela conta que ficou assustada no começo, mas aos poucos, foi se aproximando da égua. “Fiquei lá com ela até às 19h, dando água e ajudando”.

A jovem relatou ter deixado o local com muito pesar, pois não queria deixar o animal sozinho naquelas condições. Hoje, retornou ao local para verificar a situação da égua. “Ela está muito fraca, se esforça para levantar, mas não consegue de jeito nenhum”, relatou. A estudante conseguiu contato com médica-veterinária, que se prontificou a avaliar a égua.

A reportagem do Campo Grande News entrou em contato a assessoria da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e foi informado que, pelo fato do animal se encontrar dentro de uma propriedade privada, o CCZ não tem competência para atuar. A solicitação deve ser encaminha para a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). Ainda não foi possível contato com assessoria da Iagro.

O resgate do animal foi realizado por volta das 10h da manhã desta terça-feira (23), pela protetora de animais independente, Lorena Battistotti, médica-veterinária Ana Eliza Silveira e a auxiliar de veterinária Renata Cristina Benedicto de Oliveira. Foi constatado que a égua tem tétano e precisará de tratamento.

Como foi um resgate independente, precisam de ajuda para arcar com os gastos do tratamento. Quem quiser contribuir, pode doar através do pix: 013.237.621-08. Ou entrar em contato com a Lorena pelo número 99828-8153. Elas precisam de doações de soro, feno e medicamentos.

Direto das Ruas - A informação chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

#atualizada às 12h01 para atualização de informações

Nos siga no Google Notícias