ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  25    CAMPO GRANDE 27º

Direto das Ruas

Falta de transporte escolar prejudica crianças em assentamento de Jaraguari

Estudantes precisam realizar trajeto de 40 km até centro da cidade, mas ônibus não aparece no local combinado

Mylena Fraiha | 19/04/2023 16:17
Kombi faz parte do trajeto, mas o ônibus não chega ao ponto combinado para completar a viagem (Foto: Direto das Ruas)
Kombi faz parte do trajeto, mas o ônibus não chega ao ponto combinado para completar a viagem (Foto: Direto das Ruas)

Estudantes do Assentamento Harmonia estão sendo prejudicados com a falta de transporte escolar na região desde o começo das aulas. O problema principal é que o ônibus enviado pela Prefeitura de Jaraguari não está chegando ao assentamento, localizado a 40 km de Jaraguari, de acordo com relato de mães de alunos.

A trabalhadora rural Marcela Almada Muniz, de 25 anos, é uma das mães que relatou as dificuldades enfrentadas pelas crianças para chegar à escola.

Segundo ela, antes da pandemia, as crianças tinham uma escola rural no próprio assentamento, porém a prefeitura fechou a instituição, mesmo com um número suficiente de alunos. “A prefeitura fechou a escola, mas tinha alunos suficientes. Hoje as crianças vão para Jaraguari para estudar na Escola Municipal José Antônio”.

De acordo com a trabalhadora rural, as estradas da região estão em péssima qualidade e o transporte escolar não tem buscado as crianças de forma adequada. "Elas perdem aulas, perdem provas e ninguém toma providências. Esse problema é recorrente, desde o começo das aulas", desabafou.

Marcela também relatou que o transporte escolar é feito por uma Kombi, que busca as crianças no assentamento e leva até um determinado ponto. A outra parte do trajeto é completada por um ônibus, cedido pela Prefeitura de Jaraguari. Entretanto, desde o começo das aulas, o veículo não tem comparecido ao ponto combinado.

"A Kombi pega as crianças na fazenda às 4h30 da manhã, elas acordam cedo para poder pegar. Ela está indo todos os dias, ela vai certinha, só que chega no ponto que é para pegar o ônibus, ele não aparece. O ônibus vem até um pedaço e volta atrás. Não tá chegando até onde é combinado para pegar as crianças", explicou a trabalhadora rural.

Reclamações - Marcela também relata a dificuldade de conseguir fazer reclamações sobre o problema. Ela explica que já fez denúncias formais tanto para a escola como para a prefeitura, mas até o momento não obteve resposta. "Para a prefeitura só consegue reclamar quem tem acesso à internet ou ao telefone, que não é todo mundo. Tem gente que não tem acesso, aí eles não reclamam. Já que a gente tem, temos que reclamar, né?".

A reportagem tentou contato com a Prefeitura de Jaraguari para obter informações sobre o problema, mas até o momento não obteve resposta. O espaço continua aberto para futuros pronunciamentos.

Direto das Ruas - A história chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão. 

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias