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Direto das Ruas

Idoso descobre "golpe do Pix" ao ver equipe de corte de energia na porta de casa

Aposentado recebeu boleto e automaticamente pagou

Por Alison Silva | 05/12/2023 17:38
Equipe de corte de energia foi até a residência de Agamenon (Foto: Arquivo Pessoal)
Equipe de corte de energia foi até a residência de Agamenon (Foto: Arquivo Pessoal)

Professor aposentado, Agamenon Alves de Oliveira, de 62 anos, descobriu que havia caído no “golpe do Pix” quando a equipe da concessionária apareceu prestes a cortar o fornecimento de energia de sua casa, na manhã desta terça-feira (5).

Morador do Jardim Auxiliadora, ele só viu que havia sido enganado ao verificar o boleto de novo e entender que havia pago conta de outro consumidor, há um mês. “Pago tudo em dia, acontece que ao ver a equipe de ‘corte’ na porta da minha casa, verifiquei que havia realizado o pagamento para outro CNPJ, diferente ao da Energisa”, disse ao Campo Grande News.

Agamenon recebeu um boleto e, automaticamente, pagou. Não se atentou ao nome da empresa para a qual transferiu os R$ 124 da conta.

Conta de energia paga pelo idoso (Foto: Direto das Ruas)
Conta de energia paga pelo idoso (Foto: Direto das Ruas)

“Acredito que o golpista tenha colado o QRCode em cima do correto, paguei a conta sem conferir e só vi quando a equipe da Energisa já estava na porta da minha casa, inclusive até fui mal educado com o pessoal”, falou o aposentado.

O valor, na realidade dele, não é tão significante. Mas a situação ficou delicada, sobretudo porque ele não foi avisado pela empresa sobre o corte. “É um dissabor, ficamos muito chateados com isso, sem aviso prévio nem nada, nem conversaram, isso não justifica o corte”, disse. Para evitar a "fadiga", ele pagou corretamente a conta. "Serve de alerta para outras pessoas", comenta.

A Energisa destaca que os consumidores devem ver o selo de verificado da empresa no WhatsApp, além de conferirem os dados do recebedor, o estado e o banco de quem vai receber o pagamento. Do mesmo modo, pede que as pessoas se atentem às informações postas no aplicativo e na agência virtual da concessionária.

"A Energisa esclarece aos clientes que o pagamento da conta de energia pelo sistema PIX deve ser feito pelo QR Code disponível nas faturas impressas ou selecionar essa opção de pagamento diretamente no aplicativo Energisa ON ou em qualquer outro canal de atendimento oficial da concessionária. A Empresa reforça também que investe continuamente em segurança tecnológica e segue a regulamentação de proteção de dados dos clientes, cumprindo integralmente a LGPD. A Energisa possui em seus canais as ferramentas e soluções para evitar fraude e outros incidentes. A Distribuidora ressalta que é essencial que os clientes usem os canais oficiais de atendimento da Energisa e confiram os dados do destinatário antes de efetuar o pagamento, para evitar quaisquer transtornos. Em caso de suspeita de golpe, informe imediatamente a polícia."

Concessionária de Água - Em nota, a Águas Guariroba, concessionária de água da Capital, destacou que também tem o sistema de pagamento por QRCode, mas ainda não se deparou com o golpe. "A Águas Guariroba não tem registros de fraudes nos sistemas de cobrança da empresa. Mesmo assim reforça que o cliente sempre confira os dados da concessionária antes de finalizar o pagamento. Sempre irá aparecer o nome Águas Guariroba como recebedor."

Direto das ruas - A reclamação chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

*atualizado para acréscimo de informações

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