ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Direto das Ruas

Infestação de grilos se espalha por Campo Grande e tira sono de moradores

Da região norte ao sul, insetos têm feito morada em residências na Capital durante as últimas semanas

Aletheya Alves | 14/04/2021 11:52
Grilos já mortos após noite no bairro Morada Verde. (Foto: Direto das Ruas)
Grilos já mortos após noite no bairro Morada Verde. (Foto: Direto das Ruas)

Sem nem esperar anoitecer, infestações de grilo têm aparecido em casas espalhadas por toda Campo Grande. De acordo com relatos na Capital, os “cantores” estão tomando conta das residências e tirando sono dos moradores há cerca de duas semanas.

“Toda noite eu mato de 8 a 14 grilos para conseguir dormir e mesmo assim não é suficiente”. O relato é da moradora do bairro Jardim Veraneio, Priscila Guimarães, de 41 anos, que ilustra a reclamação geral durante os últimos dias em Campo Grande. Há 15 anos morando na região do Parque dos Poderes, ela relata que nunca viu um ano como esse.

Insetos encontrados na manhã de hoje (14), no bairro Jardim Veraneio. (Foto: Direto das Ruas)
Insetos encontrados na manhã de hoje (14), no bairro Jardim Veraneio. (Foto: Direto das Ruas)

Sem conseguir dormir com a multidão de grilos, ela relata que acaba acordando no meio da noite para encontrar os insetos. “Penso que seja a época e reconheço que moro numa região de mata, mas é insuportável”, completa.

Em outro ponto da cidade, Juscilene Santana, de 34 anos, relata que mora no bairro Morada Verde há 12 anos e os besouros dos anos passados foram substituídos pelos grilos. “Não tem como ficar na frente de casa, mas de manhã alguns já estão mortos. Cheguei a passar veneno, mas mesmo assim precisamos limpar todo dia. Parece fase de mutação, eles estão muito grandes”.

Com apenas uma foto, Juscilene conseguiu registrar mais de 30 insetos mortos no início da manhã. “Isso que estavam fora, pior ainda quando eles conseguem entrar nas casas”, diz. Já no Rita Vieira, a lojista Yara Freitas, de 40 anos, explica que o problema fica ainda mais chato dentro de sua loja.

“A gente mexe com roupa, então é pior ainda quando eles entram. Todo mundo está reclamando porque está estranho, é infestação mesmo”, a lojista diz.  Outra leitora, que preferiu não se identificar, compartilhou outra foto que surpreende com a quantidade de insetos na Vila Nasser. "Eles começam a aparecer lá por 17h aos montes", diz.

Sacola com diversos grilos mortos no bairro Vila Nasser. (Foto: Direto das Ruas)
Sacola com diversos grilos mortos no bairro Vila Nasser. (Foto: Direto das Ruas)

E a solução? - Por não se tratar de animais peçonhentos, não adianta ligar para o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), como muitos estão fazendo, porque o órgão não atua neste tipo de situação. Consultada, a Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) também informou que trata apenas sobre pragas em zona rural.

Biólogos costumam alertar que esses insetos são inofensivos na área urbana e não devem ser exterminados pela importância para o equilibrio ambiental, já que servem de alimento para aves e ajudam a distribuir sementes.

O motivo da invasão também é indicativo de desequilíbrio ambiental, uma consequência de cada vez menos áreas verdes na cidade.

Direto das Ruas – A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias