Mãe reclama que remédio para puberdade precoce da filha está em falta há 4 meses
Gerente financeira, de 37 anos, relata que há escassez de outros medicamentos na Casa da Saúde
Em relato encaminhado ao Campo Grande News, mãe reclama da falta de medicamentos na Casa da Saúde, em Campo Grande. A gerente financeira, de 37 anos, que preferiu não se identificar, diz que informaram-na que o remédio leuprorrelina, de 11,25 miligramas, usado para o tratamento de puberdade precoce de sua filha, está em falta há quatro meses.
Ela explica que fez reclamação na ouvidoria da saúde da própria SES (Secretaria Estadual de Saúde), em 6 de dezembro, mas que não houve retorno, desde então. "Minha filha faz uso contínuo de um medicamento que está em falta há mais de quatro meses. Segundo relato de atendentes da Casa da Saúde, há mais de 20 medicamentos em falta".
A reportagem questionou a secretaria, quanto a este caso em específico e à escassez em geral de fármacos. Em nota, a SES diz que se mantém sensibilizada às famílias e que vem buscando alternativas a fim de solucionar a questão. "Os processos administrativos de aquisição do referido medicamento estão em tramitação e aguardamos a abertura da licitação, que está prevista para 20 de dezembro de 2021. E ainda, está em tramitação a aquisição do remédio por meio da ata do Consórcio Brasil Central, que foi publicada em 2 de dezembro de 2021 e que possibilita a todos os Estados membros a fazer a compra dos medicamentos registrados".
Vale lembrar que a Casa da Saúde fornece medicamentos disponibilizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e também os medicamentos de ação judicial. O local fica na Rua Onze de Outubro, nº 220, no Bairro Cabreúva, na antiga Escola Estadual Riachuelo, em Campo Grande.
Direto das Ruas – A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.