ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 24º

Direto das Ruas

Maternidade Cândido Mariano ameaça fechar UTI e suspender atendimentos

Secretaria informa que não possui pendências com a unidade, mas que vai apurar indisponibilidade de leitos

Guilherme Correia | 24/08/2022 13:34
Leito neonatal instalado na Maternidade Cândido Mariano, em Campo Grande. (Foto: Secretaria Estadual de Saúde)
Leito neonatal instalado na Maternidade Cândido Mariano, em Campo Grande. (Foto: Secretaria Estadual de Saúde)

Pais e funcionários da Maternidade Cândido Mariano estão preocupados com ameaça de fechamento da UTI Neonatal do hospital. Segundo denúncia feita ao Campo Grande News, já foi informado que está suspensa a admissão de novos pacientes a partir de segunda-feira (29) e todos os atendimentos serão suspensos em 1º de setembro.

Conforme relato encaminhado por meio do canal Direto das Ruas, bebês não são internados por conta de atraso no repasse da prefeitura, no valor de R$ 105 mil mensais. Hoje, 10 leitos estão ocupados, incluindo pacientes do interior do Estado.

Segundo funcionários, outro problema que impede a continuidade do serviço é que a Sesau não encaminhou resposta sobre solicitação de plantonistas, responsável técnico e médico visitador para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal.

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), o município de Campo Grande “não possui pendências” com a Maternidade Cândido Mariano.

A Sesau justifica que o montante de R$ 105 mil, citado pelos funcionários, seria um “acréscimo a ser pago ao hospital para contratação de pessoal”, mas isso ainda está em “processo de tratativa”.

“A Sesau deve apurar a situação apresentada de indisponibilidade de leitos e ocupação por pacientes provenientes do interior do Estado”, informou a pasta em nota encaminhada ao Campo Grande News, na manhã desta quarta-feira (24).

A secretaria também informa que tem buscado ampliar a oferta de leitos e que, nos últimos dois anos, abriu 15 leitos de UTI neonatal. Atualmente, há 49 estruturas desse porte no município.

A direção da Maternidade foi procurada, mas não confirmou os relatos repassados pelos pais e funcionários,

Direto das Ruas - A sugestão de reportagem chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias