Morador denuncia corte irregular de árvore no Jardim Panamá
Leitor revelou que trabalhadores contratados para fazer a retirada da planta não eram autorizados
Árvore com mais de 50 metros de altura foi cortada na Rua Palestina esquina com a Rua Gentio do Ouro, Bairro Panamá. Inconformado com a retirada da árvore, um vizinho próximo à residência gravou um vídeo de trabalhadores cortando a planta.
Morador que preferiu não se identificar por medo de represálias disse ao Campo Grande News que a planta é um Ypê roxo. "O local é cheio de árvores que os próprios moradores do bairro ajudam a cultivar. Além disso, as pessoas contratadas para fazer a retirada da árvore não eram funcionários autorizados", disse.
Equipe de reportagem foi até o endereço e constatou dois trabalhadores realizando o corte. Segundo informado por eles, foram contratados para retirar a árvore pelo morador da casa pelo fato de atrapalhar o local
O Campo Grande News entrou em contato com a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) para saber se o proprietário do imóvel tinha autorização para retirar a árvore.
Em nota enviada na última terça-feira (21), a pasta não pontuou sobre a autorização, mas disse que iria encaminhar uma equipe de vistoria para fiscalizar o local, e que as providências cabíveis ao caso seriam tomadas.
A atual legislação não prevê exceções de podas, sendo, portanto, a poda paisagística igualmente proibida. Entretanto, a Semadur destacou que realiza estudo para a modernização e agilidade do procedimento de remoção e podas de árvores, ainda sem prazo definido para apresentação.
O proprietário do imóvel que realizar uma poda ou remoção por conta própria será multado, conforme o Art. 45 inciso 2ª da Lei 2909/92. Nestes casos a multa varia de R$ 4.312,50 a R$ 8.625,00.
Quem acionar em caso de transtorno - Conforme a Semadur (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana), para realizar qualquer tipo de poda ou corte, seja simples ou radical, é necessário que o morador peça autorização ao órgão. Os próprios técnicos da secretaria irão orientar sobre como executar o serviço pelo telefone (67) 4042-1323, ramal 2744 ou 2743.
Nestes casos, o morador deve ir até a Central de Atendimento ao Cidadão e solicitar a abertura do processo administrativo. Basta levar cópia do documento pessoal do proprietário, comprovante de residência e autorização quando se tratar de representante do dono do imóvel.
Feito isso, um auditor do meio ambiente fará uma fiscalização no local indicado. Apenas após a emissão do laudo de vistoria é que a poda ou remoção são autorizadas. De acordo com a Semadur, os serviços de remoção estão sendo feitos apenas em casos emergenciais.
E se atingir a rede elétrica? - De acordo com a Energisa, os moradores devem solicitar manutenção à concessionária apenas em casos de árvores que estejam em contato com a rede elétrica.
A concessionária orienta que, no caso de queda de fios, a população não se aproxime de cabos rompidos ao chão, pois podem representar riscos à segurança. Nesta situação, o número disponível é o 0800 722 7272.
Direto das Ruas - As imagens chegaram pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.