Morador denunciado 8 vezes insiste em atear fogo, mas se intimida ao ser filmado
Ele tenta apagar as chamas usando enxada, rastelo e terra
Cansado de pedir para o vizinho parar de atear fogo em frente à residência, Douglas Amira o denunciou oito vezes pelos canais de comunicação da prefeitura entre o ano passado e este ano. A cena de vegetação pegando fogo já é comum no encontro da Rua Rabrolhos e da Rua do Boiadeiro, que ficam no Bairro North Park, em Campo Grande.
O homem continua fazendo as queimadas, no entanto. Filmado no flagra neste sábado (6), ele se intimidou e tentou apagar o incêndio. "Pode ver que no vídeo ele aparece com uma enxada tentando apagar. Ele tentou com rastelo, jogou terra e tudo, mas não consegue", aponta Douglas.
A presença de vegetação na área e nas proximidades, faz com que o fogo se alastre rapidamente. "Ano passado, se espalhou pelo quarteirão e chegou até a frente da casa de uma vizinha nossa", contou também o morador.
Por ter problemas respiratórios, a filha de Douglas sofre mais quando acaba inalando a fumaça. "E aí depois temos que comprar remédio, fazer inalação. Já conversei e pedi para se sensibilizar. Ele sabe que é errado, mas não está nem aí", relata.
Segundo Douglas, o vizinho costuma queimar folhas, bambu, garrafas de vidro e lixos em geral.
A reportagem aguarda retorno da prefeitura de Campo Grande sobre as medidas tomadas quanto às denúncias.
Crime ambiental - Fazer queimadas urbanas intencionalmente é crime, conforme a Lei Federal 9.605/98. Quem for pego colocando fogo pode ser preso por até quatro anos, além de pagar multa de R$ 9 mil
Elas podem ser denunciadas, mesmo sem flagrante, pela central 156 ou pelo canal digital Fala Campo Grande. Se houver flagrante, é possível acionar a Guarda Civil Metropolitana pelo 153, disponível 24h.
Direto das Ruas - O relato de Douglas chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.