Morador faz alerta após encontrar cobra morta em gramado da Lagoa Itatiaia
O animal foi visto durante caminhada do morador que pediu para ser feita reportagem com alerta
Morador do bairro Tiradentes, Pedro Alexandre da Silva encontrou uma cobra-coral no gramado ao lado da Lagoa Itatiaia, na manhã deste domingo (10). Durante caminhada, ele diz ter encontrado o animal já sem vida e faz um alerta para quem anda pelo local.
“Pelo estado dela acredito que tenha morrido a pauladas, e pelo estado do corpo do animal, acredito que a morte não tenha ocorrido há muito tempo, fica o alerta às pessoas que pescam também”, destacou o profissional de Tecnologia da Informação.
Natural de Campo Grande e morador da área há uma década, Pedro, de 41 anos, disse que frequenta a lagoa quase diariamente com o filho de 10 anos, entretanto, apenas hoje viu cobra no local.
“Primeira vez que vi, outros moradores já falavam das cobras, mas eu nunca tinha visto”, destacou. Segundo ele, o animal está estirado no gramado entre dois postes de energia. Durante os passeios pela lagoa, Pedro já tinha visto tartarugas, capivaras e até jacaré.
Autônomo, ele se mostrou triste com o ocorrido, e destacou que a fauna local tem se dispersado para outras regiões e que não é a mesma há pelo menos cinco anos. "Falta de preservação, fazer o controle e que cada vez mais as pessoas matam a vegetação nativa, faltam políticas públicas e de conscientização, não tem sinalização na área, quem chega desavisado às vezes nem imagina”, disse.
Segundo ele, pelo local em que a cobra foi encontrada, estava retornando para uma área de mata mais densa, quando morreu. “Vi que a grama está bem baixa, com aspecto de que foi cortada recentemente, acredito que a coral estava retornando para um lugar mais fechado quando infelizmente foi encontrada por alguém”, destacou.
Conforme o Instituto Butantan, o veneno da cobra-coral afeta o sistema nervoso e, inicialmente, a picada provoca dor local, visão turva e problemas de fala.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.