Moradores dizem que aplicativo para denúncia de irregularidades não funciona
O app seria utilizado pela população para denunciar irregularidades em terrenos e vias públicas mas usuários não conseguem enviar solicitação
Moradores reclamam de problemas no aplicativo “Fala Campo Grande”, disponibilizado para população realizar denúncias de irregularidades em terrenos, alagamento de ruas, manutenção de boca de lobo e iluminação pública. Além do telefone 156, o aplicativo agilizaria a comunicação entre moradores que desejam denunciar pontos críticos da cidade e as Secretarias responsáveis pela solução dos problemas. Porém, ao fazer o download, usuários não conseguem acessar a plataforma.
Além da falta de acessibilidade, o aplicativo só está disponível para android. É necessário que quem deseja realizar as denúncias saiba a secretaria para qual seu pedido será enviado (Sisep, Semed, Sesau, Agetran ou Sesde), classificar o pedido entre os 15 tipos de serviço e solicitação (denúncia, elogio ou reclamação). Diversas avaliações negativas foram deixadas por usuários, como “esse aplicativo não funciona há meses!” e “o sistema está com erros na localização”.
Outra forma de comunicar a Prefeitura sobre as irregularidades encontradas nos bairros é o telefone 156. A orientação dada no atendimento é para que a reclamação seja feita pelo telefone ou presencialmente na Central de Atendimento ao Cidadão. Os funcionários, entretanto, não mencionam a existência do aplicativo. Em caso de terreno baldio, a solicitação deve ser encaminhada para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur); se houver construção, deve ir para a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
Proposta de solução
Os alunos Vitor Hugo Lima Bauer e Gustavo Henrique da Silva, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, desenvolveram um site para realizar o contato entre moradores que fazem denúncias e a fiscalização nos terrenos feita pela Prefeitura. Diferente do “Fala Campo Grande”, o usuário do “Field” consegue realizar a denúncia em tempo real, enquanto caminha pelas ruas. Caso encontre um terreno que não tenha notificação enviada, a pessoa pode solicitar a denúncia aos fiscais usando apenas seu cadastro com e-mail e senha. O andamento da denúncia pode ser acompanhado e a previsão é de que o site comece a ser utilizado a partir de julho.
Direto das Ruas - A informação chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99955-2040, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.