ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  26    CAMPO GRANDE 27º

Direto das Ruas

Paciente renal está há sete meses sem receber suplemento alimentar

O paciente faz diálise quatro vezes por semana e teria que tomar um suplemento por dia após o tratamento

Clara Farias | 12/04/2023 13:14
Mário Ferreira durante tratamento de diálise. (Foto: Direto das Ruas)
Mário Ferreira durante tratamento de diálise. (Foto: Direto das Ruas)

Há 14 anos fazendo diálise semanalmente, Mario Ferreira da Silva, de 63 anos, reclama que está há sete meses sem receber o suplemento alimentar fornecido pelo CEM (Centro Especializado Municipal). O paciente relata que é necessário tomar 1 litro do suplemento em dias de diálise. O custo da alimentação varia entre 15 e 20 reais.

Mário contou ao Campo Grande News que a situação ficou complicada após o falecimento do patrão, que custeava a alimentação, que é feita para repor nutrientes perdidos durante a diálise. Desde que o CEM parou de fornecer o suplemento, Mário se sente abandonado pelo poder público. "Eles falam que não tem e a gente vai ficando para trás", comentou.

O paciente conta com a ajuda do neto, que veio morar em Campo Grande para auxiliá-lo no tratamento. As sessões de diálise ocorrem no Bairro São Francisco, aproximadamente 6 quilômetros de distância da casa de Mário. O paciente utiliza a cadeira de rodas manual e pede uma cadeira de rodas elétrica para se locomover melhor. "Minha vida está complicada. A cadeira que eu tenho machuca muito minhas pernas", comentou Mário.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou, por meio de nota, que tem enfrentado dificuldade para adquirir suplemento alimentar em decorrência de pregões, sistema utilizado para compra da prefeitura, que não receberam fornecedores interessados em participar do pregão. Segundo a Sesau, há um processo de compra aberto para atender às necessidades deste e outros pacientes.

Caso queira doar o suplemento ou a cadeira de rodas para Mário, entre em contato pelo telefone: (67) 99170-3513

 Direto das Ruas - A solicitação chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias