Ruas esburacadas atrapalham comércio e dão prejuízo em diversos bairros
Veículos atolam e quebram no meio da via; comerciantes não conseguem atender clientes
Moradores de diversos bairros da Capital procuraram o Campo Grande News, por meio do canal Direto das Ruas para denunciar ruas esburacadas, desniveladas e com grande quantidade de lama. Relatos expõem o dia a dia nas regiões distantes do centro da cidade, marcado por falta acessibilidade e dificuldade para transitar nos bairros Nova Lima, Rita Vieira e Jardim Campo Nobre.
Solicitar entregas e corridas em carros por aplicativos, veículos atolados e quebrados no meio da via e dificuldade de locomoção são as principais dificuldades enfrentadas pelos moradores. O transtorno atrapalha a atividade do comércio e gera danos materiais ao moradores.
No Bairro Nova Lima, as Ruas Firmino Cristaldo, Amambaí e Padre Antônio Franco estão tomadas por lama e buracos. A dona de casa Amanda Ramos, 22 anos, tem dois filhos. Ela precisa levar o mais velho para a escola, e o trajeto acabou se tornando uma dor de cabeça, pois segundo a dona de casa, é impossível transitar pela rua sem calçada e cheia de lama com o carrinho de bebê. "Está um caos, estamos abandonados aqui".
Conforme apurado pela reportagem com Amanda, a moradora relata que alguns estabelecimentos da região não estão mais atendendo aos clientes por causa da condição das ruas. Com isso, não só os moradores acabam prejudicados, mas os comerciantes também. "Está um verdadeiro caos. Tenho que pegar a bebê, o carinho, e atravessar com tudo no colo".
A auxiliar de escritório Mariane de Souza, de 30 anos, moradora do Bairro Rita Vieira há cinco anos, relata que a Rua Deolinda Ferreira Alves está cheia de buracos e a condição de tráfego chegou a um "ponto crítico". A auxiliar relata que o carro já chegou a quebrar no meio da via por conta do asfalto danificado. "Nunca tem melhoria, cheia de buracos , lixos , terra, lama. Está impossível".
Segundo relato da auxiliar, os moradores não conseguem solicitar corridas com motoristas de aplicativo, pois os condutores evitam passar com o carro na região por conta dos danos materiais causados pelo buracos e pelas condições ruins de tráfego.
A secretaria Michele Blanch, 34 anos, relata que na Rua Cláudio Coutinho, no Bairro Jardim Campo Nobre, está esburacada e não recebe reparos há sete anos. "Está horrível, não passa carro, ficam atolados". Nas imagens registradas pela moradora, e rua aparece bastante prejudicada, além de estar com muita lama e poças de água que não secaram.
A secretária conta que na última vez que choveu na Capital, a rua inundou e a água chegou a entrar nas residências. Os moradores resolveram jogar entulhos na esquina da rua para tentar resolver o problema, mas piorou a situação.
A reportagem encaminhou para a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura eServiços Públicos) a relação de todas as ruas e bairros relatados pelos moradores ao jornal, além de questionar a respeito da manutenção das vias. Até o fechamento da matéria, não houve retorno.
Direto das Ruas - Os relatos chegaram pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.