Área rural e distante é foco de despejo irregular de lixo e entulho na Capital
Muitas áreas vazias na região noroste têm sido usadas para o despejo irregular de materiais inservíveis
Quanto mais longe da área urbana de Campo Grande, mais fácil descartar lixo e entulho sem ser visto. Na região noroeste da Capital, acima do Bairro Vila Nasser, há diversas chácaras e pesqueiros, mas também muitas áreas vazias que têm sido usadas para o despejo irregular de materiais inservíveis.
As condições das vias também são precárias e a equipe do Campo Grande News atolou no prolongamento da Rua Lindóia e não conseguiu seguir viagem até uma chácara onde havia denúncia de deposição de entulho próximo a uma nascente. Entretanto, se deparou com montanhas de material descartado às margens da via, junto à vegetação.
Roupas, caixotes, armários velhos e aos pedaços, além de muitas garrafas de cerveja, pneus e sofás deteriorados que faziam parte da paisagem. Tudo piorava com o cheiro forte de animais em decomposição e lixo orgânico. A reportagem ficou cerca de 20 minutos na área tentando desatolar o carro e diante do lamaçal do trajeto, decidiu voltar para a cidade.
Já na área das chácaras, a trabalhadora em serviços gerais Adriana Alves Pio, de 39 anos, enviou imagens que revelam outro “lixão”. Ela mora na Chácara do Tio Fiora, a cerca de 12 km do Centro de Campo Grande e bem perto dali, na chamada Fazenda Ceroula, proprietários estariam despejando entulho de obra em andamento na beira do córrego e isso estaria atingindo uma nascente.
“Já faz mais de um mês que está acontecendo isso aí e eu estou com muita dó da nascente”, comentou a trabalhadora. Segundo ela, a água é muito limpa e dá até para beber, mas com o entulho, tem ficado suja e teme que a nascente morra. Ela não sabe se a nascente é do Córrego Ceroula ou outro. “Eu só sei que fico indignada e a proprietária não faz nada, não aceita que a gente fale”.
Em contato com a responsável pelo local, dona Márcia, de 68 anos, ela negou que esteja jogando lixo no córrego, mas confirmou que está fazendo obra na sua propriedade. “Os entulhos são apenas para tampar buracos”, disse, e afirmou que não há entulho onde passa o córrego. Ela não informou seu sobrenome.
Nesta semana, o Campo Grande News mostrou que do ano passado até março de 2023, apenas 17 veículos foram flagrados por descartarem lixo pela cidade. Em 2022, foram 13 veículos e, em 2023, quatro já sofreram penalidades do Detran e receberam multa ambiental do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) pela prática do dano ambiental.
Confira a galeria de imagens: