Um mês depois, "colocação de fogo em lixão" continua na Mata do Segredo
Leitor aponta cheiro forte e fumaça densa mesmo com distância de 1,5 km do local
Um mês após a reportagem noticiar que área utilizada para descarte irregular de lixo foi incendiada no Bairro Mata do Segredo, o caso voltou a se repetir. A imagem, encaminhada ao Campo Grande News pelo canal Direto das Ruas, foi registrada durante a manhã desta sexta-feira (14), pelo bancário Rodolpho Lemos, de 41 anos.
"Mesmo depois da reportagem que vocês fizeram e a prefeitura dizendo que já notificou e multou o local, o descarte e a 'colocação de fogo no lixão' continua... As queimadas por ali continuam quase que diariamente", pontua.
Segundo relato de Rodolpho, entre o local onde ele mora até o ponto usado como depósito de lixo, são cerca de 1,5 km seguindo em linha reta. Ele ainda explica que quando ateiam fogo, sai uma fumaça muito densa do lixo e um forte mau cheiro.
Com um drone, o morador do Bairro Seminário fez registro aéreo da região no início de março. Nas imagens, foi possível observar o acúmulo de resíduos e o ponto inicial do incêndio.
“Como estava saindo uma fumaça bem densa e bem preta, fiquei curioso e enviei drone até lá. Achei que era um incêndio em uma casa e ia ligar para os bombeiros, mas quando vi era um lixão com vários materiais pegando fogo”, justificou o motivo de ter realizado as imagens.
O bancário afirma que uma denúncia sobre a situação já foi enviada para a Prefeitura de Campo Grande. “Quando você olha imagens antigas pelo Google Maps já vê restos de coisas ali”, contou.
A reportagem buscou pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana) para questionar o incidente pela segunda vez. A pasta informou que foi realizada vistoria neste local, inclusive com a presença da Decat (Delegacia Especializada de Crimes Ambientais). O proprietário do imóvel foi autuado pela queima de resíduos e notificado para regularizar a atividade, caso for de seu interesse.
Em nota, a gestão pontua que a população é orientada a formalizar sua denúncia através dos serviços de teleatendimento da central 156, que funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 21h e aos sábados das 8h às 12h30. Bem como, podendo ser realizada através da plataforma Fala Campo Grande 156, disponível para download nas lojas de aplicativo para iOS e Android e no portal fala.campogrande.ms.gov.br, ambos disponíveis 24h por dia.
Direto das Ruas - O vídeo chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.
(*) Matéria alterada às 13h19 para adição de conteúdo.