1º dia de Refis presencial tem fila com idosos na esperança de descontos
Maioria dos contribuintes que madrugaram na Central do Cidadão estava otimista com quitação de dívidas
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Cerca de 55 pessoas formaram uma fila na Central do Cidadão antes das 8h para conseguir negociar débitos com a Prefeitura de Campo Grande. Os contribuintes foram liberados para entrar no prédio antes do horário do atendimento, e ainda na fila, já estavam esperançosos com a quitação de suas dívidas.
Dona Eliza Stron, 49 anos, era a terceira da fila. Chegou ao local por volta das 6h40 e foi resolver a vida do tio. “Ele foi comprar um carro e descobriu que tinha uma dívida de IPTU que nem é dele. Meu tio não tem condições de comprar uma casa e por isso eu vim ver esse débito para ele. Se não resolver aqui, vamos ter que entrar na Justiça”, explicou.
Quem também estava na fila era a aposentada Tereza da Silva, 68 anos. Ela foi com dinheiro suficiente para garantir o desconto à vista, que chega a 90% da dívida. “O débito do meu IPTU de uma casa no Bairro Ouro Preto é de mais de R$ 800. Pretendo pagar à vista. Vamos ver se meu dinheiro dá. Eu acho que não devia nem pagar, já que sou aposentada. Deveria ser isento”.
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Já a dona de casa Sueli Gomes, 61 anos, afirmou que já tinha tentado entrar na Justiça em 2021 com o pedido de isenção do pagamento do tributo. “Mas anteontem tive uma surpresa. O boleto chegou no valor de R$ 1,5 mil. Agora vou ter que pagar. Não tenho como pagar à vista, vou ver como vou fazer. Tenho que pagar esse e do ano que vem. A alegação deles é que o imóvel de até R$ 139 mil não é isento. Antes tinham me falado que era até R$ 129 mil. O meu vale R$ 142 mil.
A servente Ruffy Medina, 53 anos, foi na expectativa de negociar uma dívida ajuizada do Iptu do terreno dela. “Ele está à venda há três anos. Pretendo pagar a dívida de R$ 10 mil à vista e ter um bom desconto. A esperança é essa”, afirmou.
Segundo a secretária municipal de Finanças e Planejamento, Márcia Hokama destacou a importância dos contribuintes participarem do Refis para colocar as contas em dia. “Além de quitar o débito, facilita o crédito em instituição bancárias e mantém o nome limpo. Aqueles que por algum motivo já fizeram as negociações e não conseguiram pagar as parcelas podem vir e fazer as novas negociações”.
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Canais - As formas de pagamento dos tributos administrados pela Prefeitura que vão do ISS, ITBI, Taxas e Contribuições, além do IPTU estão disponíveis em vários canais. A emissão da guia DAM para pagamento à vista, parcelamento ou simulações de débitos poderão ser feitas pelo teleatendimento da Sefin, através do endereço eletrônico https://refis.campogrande.ms.gov.br/pagamento. No site é preciso fazer um cadastro com login e senha para acessar as formas de pagamento com descontos.
Pelo telefone, a central de negociações com atendente é (67) 4042-1320. Também é possível fazer a negociação via WhatsApp pelos números (67) 98478-8873 ou (67) 98471-0487. A pasta ainda disponibiliza o canal via e-mail pelo endereço: cobranca@sefin.campogrande.ms.gov.br.
O atendimento presencial acontece na Central de Atendimento ao Cidadão, localizada na Rua Marechal Rondon Cândido Mariano, nº 2.655, no Centro da Capital. O contribuinte pode comparecer ao local para negociar no horário das 8h às 16h. O atendimento retorna nesta quarta-feira (16), por conta do feriado da Proclamação da República. O pagamento poderá ser efetuado em agências bancárias e na própria Central.
Para quem optar pelo pagamento à vista, o desconto será de 90% da atualização monetária, dos juros de mora incidentes sobre o valor e das multas. Já o parcelamento em até seis meses terá a remissão de até 70% da dívida. Para quem dividir os débitos em 12 vezes, o desconto será de 40%. A Prefeitura espera receber R$ 40 milhões, dos 220 mil devedores ativos em Campo.