1º dia de Refis presencial tem fila com idosos na esperança de descontos
Maioria dos contribuintes que madrugaram na Central do Cidadão estava otimista com quitação de dívidas
Cerca de 55 pessoas formaram uma fila na Central do Cidadão antes das 8h para conseguir negociar débitos com a Prefeitura de Campo Grande. Os contribuintes foram liberados para entrar no prédio antes do horário do atendimento, e ainda na fila, já estavam esperançosos com a quitação de suas dívidas.
Dona Eliza Stron, 49 anos, era a terceira da fila. Chegou ao local por volta das 6h40 e foi resolver a vida do tio. “Ele foi comprar um carro e descobriu que tinha uma dívida de IPTU que nem é dele. Meu tio não tem condições de comprar uma casa e por isso eu vim ver esse débito para ele. Se não resolver aqui, vamos ter que entrar na Justiça”, explicou.
Quem também estava na fila era a aposentada Tereza da Silva, 68 anos. Ela foi com dinheiro suficiente para garantir o desconto à vista, que chega a 90% da dívida. “O débito do meu IPTU de uma casa no Bairro Ouro Preto é de mais de R$ 800. Pretendo pagar à vista. Vamos ver se meu dinheiro dá. Eu acho que não devia nem pagar, já que sou aposentada. Deveria ser isento”.
Já a dona de casa Sueli Gomes, 61 anos, afirmou que já tinha tentado entrar na Justiça em 2021 com o pedido de isenção do pagamento do tributo. “Mas anteontem tive uma surpresa. O boleto chegou no valor de R$ 1,5 mil. Agora vou ter que pagar. Não tenho como pagar à vista, vou ver como vou fazer. Tenho que pagar esse e do ano que vem. A alegação deles é que o imóvel de até R$ 139 mil não é isento. Antes tinham me falado que era até R$ 129 mil. O meu vale R$ 142 mil.
A servente Ruffy Medina, 53 anos, foi na expectativa de negociar uma dívida ajuizada do Iptu do terreno dela. “Ele está à venda há três anos. Pretendo pagar a dívida de R$ 10 mil à vista e ter um bom desconto. A esperança é essa”, afirmou.
Segundo a secretária municipal de Finanças e Planejamento, Márcia Hokama destacou a importância dos contribuintes participarem do Refis para colocar as contas em dia. “Além de quitar o débito, facilita o crédito em instituição bancárias e mantém o nome limpo. Aqueles que por algum motivo já fizeram as negociações e não conseguiram pagar as parcelas podem vir e fazer as novas negociações”.
Canais - As formas de pagamento dos tributos administrados pela Prefeitura que vão do ISS, ITBI, Taxas e Contribuições, além do IPTU estão disponíveis em vários canais. A emissão da guia DAM para pagamento à vista, parcelamento ou simulações de débitos poderão ser feitas pelo teleatendimento da Sefin, através do endereço eletrônico https://refis.campogrande.ms.gov.br/pagamento. No site é preciso fazer um cadastro com login e senha para acessar as formas de pagamento com descontos.
Pelo telefone, a central de negociações com atendente é (67) 4042-1320. Também é possível fazer a negociação via WhatsApp pelos números (67) 98478-8873 ou (67) 98471-0487. A pasta ainda disponibiliza o canal via e-mail pelo endereço: cobranca@sefin.campogrande.ms.gov.br.
O atendimento presencial acontece na Central de Atendimento ao Cidadão, localizada na Rua Marechal Rondon Cândido Mariano, nº 2.655, no Centro da Capital. O contribuinte pode comparecer ao local para negociar no horário das 8h às 16h. O atendimento retorna nesta quarta-feira (16), por conta do feriado da Proclamação da República. O pagamento poderá ser efetuado em agências bancárias e na própria Central.
Para quem optar pelo pagamento à vista, o desconto será de 90% da atualização monetária, dos juros de mora incidentes sobre o valor e das multas. Já o parcelamento em até seis meses terá a remissão de até 70% da dívida. Para quem dividir os débitos em 12 vezes, o desconto será de 40%. A Prefeitura espera receber R$ 40 milhões, dos 220 mil devedores ativos em Campo.