Agesul recuperará estradas com material doado por empresas
A movimentação de caminhões para manejo das florestas de eucalipto demanda manutenção das estradas
A (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) vai recuperar estradas vicinais com materiais doados por empresa de celulose nas regiões de Ribas do Rio Pardo, Água Clara e Camapuã, onde circulam veículos grandes para o carregamento de madeira. A iniciativa foi selada entre a Suzano, que vai entregar areia e brita, e a Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística).
A pasta estadual estima que será possível recuperar 378 quilômetros de cinco rodovias não pavimentadas, sendo 10 trechos das rodovias MS-357, MS-340, MS-456, MS-338 e MS-324. O secretário Helio Peluffo informou, conforme a assessoria, que outras empresas do setor pretendem também fazer a parceria. A região leste do Estado vem se consolidando como uma área voltada ao plantio de florestas de eucalipto para a produção de celulose, com a expansão de fábricas do setor, como a Suzano, que deve entrar em atividade no ano que vem em Ribas do Rio Pardo, e uma unidade da Arauco, em Inocência, que deve iniciar obras no ano que vem, além de outras já instaladas, como a Eldorado, em Três Lagoas.
A primeira iniciativa tem a previsão de se estender por dois anos, conforme pactuação firmada ontem entre o secretário e representante da empresa. Somente de brita, a Seilog apontou que serão 255 mil toneladas até o ano que vem. A empresa ainda deve contribuir com a logística para as equipes. O governo vai entrar com veículos e pessoal.