ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SEXTA  11    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Com 1,3 milhão de floresta plantada em MS, Governo Federal abre chamada pública

Edital visa fomentar a inovação na produção de sementes e mudas florestais e incentivar práticas sustentáveis

Por Gabriela Couto | 22/03/2024 10:31
Governador Eduardo Riedel (PSDB) ao lado do ministro da Agricultura Alexandre Fávaro (Foto: Eduardo Teles):
Governador Eduardo Riedel (PSDB) ao lado do ministro da Agricultura Alexandre Fávaro (Foto: Eduardo Teles):

Está aberto o edital de Chamada Pública para seleção de pessoas jurídicas interessadas em celebrar Acordos de Cooperação Técnica no âmbito do projeto Rede Floresta+ Iniciativa Conexão Florestal. O objetivo é fomentar a inovação na produção de sementes e mudas florestais e incentivar práticas sustentáveis.

O chamamento foi feito nesta quinta-feira (21), pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. Na oportunidade, outras ações que vão contribuir no desenvolvimento da cadeia produtiva de florestas plantadas e na consolidação da política agrícola florestal brasileira foram divulgadas.

A silvicultura é o setor que mais cresce em Mato Grosso do Sul. O governador Eduardo Riedel (PSDB) participou do evento e ressaltou que o Estado tem interesse em ampliar a área de floresta plantada que já chega a 1,3 milhão de hectares.

"O lançamento desse plano é importante, tem um simbolismo de passar a mensagem de que a floresta plantada, além de toda consequência econômica, social e de desenvolvimento, ela também é altamente sustentável no processo de captura de carbono, de contribuição para o balanço de carbono que Mato Grosso do Sul tanto almeja chegar até 2030, com o carbono neutro", disse Riedel.

Governador Eduardo Riedel (PSDB) durante evento desta quinta-feira (21), em Brasília (DF) (Foto: Guilherme Martimon/Mapa)
Governador Eduardo Riedel (PSDB) durante evento desta quinta-feira (21), em Brasília (DF) (Foto: Guilherme Martimon/Mapa)

O governador ainda seguiu destacando que parte do crescimento de 6,6% do PIB (Produto Interno Bruto) sul-mato-grossense em 2023 ocorre pelo desenvolvimento do setor florestal. "Temos o terceiro maior crescimento do país, taxa de desemprego baixa, a segunda menor taxa de pobreza. Isso é consequência não só de vários investimentos, mas dessa contribuição".

Também foi atualizada a Política Agrícola de Florestas Plantadas para contribuir com o aumento da produtividade e a utilização do potencial produtivo de bens e serviços da economia de base florestal.

As iniciativas vão auxiliar na diminuição da pressão sobre as florestas nativas, na melhoria da renda, na qualidade de vida do meio rural e na integração entre produtores rurais e agroindústrias, que utilizam madeira como matéria-prima.

E ainda houve a apresentação do Painel Floresta+. A ferramenta de acesso público contém dados atualizados, verificáveis e universais do setor de árvores cultivadas em todos os biomas do Brasil, mapeando a extensão, produção e economia florestal brasileira.

As entregas visam a expansão da silvicultura de forma estratégica e responsável atendendo os ONFs (Objetivos Nacionais Florestais), as metas do Plano ABC+ (Plano de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agricultura) e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias