Com comércio otimista, vendas de 12 de junho crescem 4,9% em 2015
Comerciantes da Capital podem comemorar as vendas do Dia dos Namorados deste ano, o movimento cresceu 4,9% em comparação ao mesmo período do ano passado. O movimento por aqui foi na contramão das vendas nacionais, que recuaram em 0,5%, primeira queda registrada desde 2009.
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (15), pela ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande). De acordo com a pesquisa, em 2014, as vendas em todo o Brasil superaram 0,8%, o desempenho verificado no mesmo período em 2013.
Já em Campo Grande, esse índice foi negativo no ano passado (-6,85%), em relação a 2013. A maioria dos lojistas atribuíram esse recuo nas vendas aos jogos da Copa do Mundo, que coincidiram com a data. Sem os jogos, neste ano os comerciantes se mostraram mais otimistas com relação às vendas.
Esses dados locais correspondem às comercializações a prazo, sendo que o cálculo do volume de vendas é baseado nas consultas realizadas no banco de dados do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Para o levantamento foram consideradas as consultas registradas no período de 1 a 12 de junho de 2015, comparadas às realizadas no mesmo período de 2014 e 2013.
O presidente da ACICG, João Carlos Polidoro, avalia a expectativa de movimento no comércio local como moderada. “Esse indicador confirma uma reação do varejo em Campo Grande no segundo trimestre em relação aos primeiros meses do ano”, analisa.
Segmentos - Segundo Hermas Renan Rodrigues, presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Campo Grande, as vendas deste ano se mantiveram parecidas com as do ano passado. Ele acrescenta que é um ganho, considerando o atual cenário econômico do Estado.
Hermas relata que os segmentos voltados para a data tiveram um aumento maior nas vendas. Ou seja, a venda de bolsas, sapatos, acessórios, tiveram um crescimento de 18%, enquanto outras lojas tiveram aumento de 4% a 6% com relação ao mesmo período que o ano passado.
Promoção - Para estimular novas vendas, a Associação Comercial realizou a Campanha “Amor de Viagem”, que contemplará, por meio de sorteio no dia 26 de junho, cliente, empresário e colaborador com viagens para Buenos Aires, Maceió e Bonito, respectivamente.
A próxima data comemorativa que deve movimentar o comércio de Campo Grande é o Dia dos Pais, celebrado em 9 de agosto. Antes disso, Polidoro relembra que “junho ainda conta com festas juninas e férias escolares, fatos que indicam elevação do consumo em segmentos de entretenimento e alimentação. O frio também vem com mais força e faz com que consumidores comprem produtos para o inverno. E vale ressaltar que as liquidações já começaram em algumas lojas e devem se intensificar em julho, devido a chegada da coleção de roupas da nova estação,” finaliza.