Com desconto de 20%, IPTU pode ser pago à vista até 13 de fevereiro
Quem discordar do valor poderá solicitar revisão até o dia 10 de março
O IPTU 2012 (Imposto Predial e Territorial Urbano) vai poder ser pago à vista até o dia 13 de fevereiro. Nesta data, também vence a primeira parcela de quem optar pelo parcelamento do valor em dez vezes.
À vista, o contribuinte terá desconto de 20%. Para quem parcelar, o desconto é de 10%. O programa IPTU Azul dá mais 10% de desconto.
Para 2012, o reajuste fica entre 7,3% e 15,5%, índices baseados em 7,33%, referente ao IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial), para terrenos, e 8,20%, no Sinapi (Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil), para unidades construídas.
Serão emitidos 332 mil boletos. O maior reajuste será aplicado para imóveis que ficam de frente para obras como o Imbirussu-Serradinho, Via Morena e Segredo, além das chamadas “fazendas urbanas”.
O carnê do imposto será azul para os contribuintes que não possuem contas em atraso e amarelo para os que têm débitos. Quem discordar do valor poderá solicitar revisão até o dia 10 de março.
Caso o pedido seja julgado improcedente, o reclamante perde o desconto, além de efetuar o pagamento acrescido de juros de multa de mora.
O projeto aprovado do IPTU aprovado na Câmara Municipal também trouxe mudança nas categorias, passando de cinco para onze. Na prática, há maior fracionamento do reajuste, o que impede a alta abrupta do imposto no carnê do contribuinte.