Com menos chuva, colheita de soja e plantio de milho estão quase no fim
Último levantamento realizado pela Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) revela que 98% da área de soja do Estado já foi colhida e 92% do plantio de milho safrinha foi realizado. Na comparação com o mesmo período da safra passada, a colheita da soja está com atraso de, aproximadamente, 1,6% e o plantio do milho 6%.
O atraso é fruto da interrupção no plantio da oleaginosa em função da estiagem logo no início da safra. Além disso, a evolução da colheita foi prejudicada pelas condições climáticas. Choveu muitos em certos períodos, mas o tempo ficou estável nas últimas duas semanas.
Conforme estudo do Siga (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), na semana de 23 a 30 de março, as chuvas atingiram quase todo o Estado, mas não ultrapassaram 25 milímetros em grande parte de MS, favorecendo a reta final da colheita da soja e a evolução do plantio do milho.
O acumulo de chuvas ficou em 25,3 milímetros, de acordo com o Inpe (Institutos Nacionais de Pesquisas Especiais). A previsão, no entanto, é de nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuvas, principalmente na região norte no próximo fim de semana.