Comércio varejista de MS tem alta de 0,9%, aponta pesquisa
Segundo o IBGE, esse é o sexto aumento consecutivo desde novembro
As vendas no comércio varejista de Mato Grosso do Sul tiveram alta de 0,9% em abril, sendo o sexto aumento seguido. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Comércio, publicada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Na série sem ajuste sazonal, se comparado a abril de 2023, o volume do comércio varejista teve variação positiva de 6,4%. A variação acumulada em 12 meses ficou em 3,6%, e a variação acumulada no ano foi de 9,0%.
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e de material de construção, a queda em abril foi de 2,0%. Em relação a abril do ano anterior, MS teve alta de 2,1%. O acumulado em 12 meses apresentou variação negativa de 8,5%, e o acumulado do ano, com -2,0%.
Estados - Na série com ajuste sazonal, a variação no volume de vendas teve resultado positivo em 18 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Rondônia (5,1%); Roraima (4,5%) e Amapá (3,7%). Por outro lado, nove estados ficaram no campo negativo, com destaque para: Maranhão (-1,4%), Bahia (-1,2%) e Paraíba (-1,1%).
O comércio varejista ampliado registrou resultados positivos em 16 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Goiás (8,2%); Roraima (7,3%) e Amapá (5,2%). Do lado negativo estão 11 estados, com destaque para São Paulo (-4,1%); Maranhão (-3,7%) e Tocantins (-3,0%).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.