Comitiva de empresários paraguaios visita usinas na região de dourados
Empresários estão em Dourados para conhecer usinas de álcool e açúcar. Eles querem levar este tipo de atividade econômica para Yby Yau e buscam a experiência de MS

A cidade de Dourados está recebendo nesta quinta-feira uma missão da cidade de Yby Yau, localizada no leste do Paraguai. O grupo formado por oito pessoas, liderado pelo prefeito da cidade, Alcimio Casco Ajala, visitou a usina São Fernando pela manhã, e se reúne com o prefeito Murilo Zauith agora à tarde. Eles também visitaram a usina da Cosan, em Caarapó. A cidade paraguaia fica a 320 km de Dourados.
A missão foi agenda através do secretário de Planejamento de Dourados Antônio Nogueira. Ele, a assessora Ely Oliveira, representando a Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio e o presidente da Câmara de Vereadores Idenor Machado acompanharam os paraguaios nas visitas.
Acompanham o prefeito de Yby Yau os vereadores Élvio Lopes, presidente da Câmara daquela cidade, Osvaldo Santos, que é descendente de brasileiro, Wilson Simonetti, Pascoal Vegas e Vidal Arguelho. Também fazem parte da missão o assessor jurídico da Câmara de Yby Yau Frederico Panderi Cuevas e o agropecuarista Xavier Arguelho.
A missão está em Dourados para conhecer usinas de álcool e açúcar. Eles querem levar este tipo de atividade econômica para Yby Yau e buscam a experiência de Dourados. A região tem as mesmas características de clima e solo de Dourados. O grupo conheceu todo o processo de produção da usina São Fernando, uma das mais modernas do mundo.
Na São Fernando, o grupo foi recebido pelo superintendente Paulo Escobar, pelo gerente de recursos humanos Maurício Polo, pelo gerente do setor agrícola Luiz Fernando Siqueira, pelo coordenador de qualidade Murilo Muniz e pelo supervisor de segurança no trabalho Neil Oliveira.
A São Fernando já é uma das maiores usinas do Estado e quando estiver completamente pronta será uma das maiores do mundo. Está moendo atualmente 4 milhões de toneladas de cana por ano, produção de uma área de 50 mil hectares. Completa, irá moer entre 6 e 7 milhões de toneladas por ano – produção de 70 mil hectares. A usina gera 2.400 empregos diretos, com salário de médio de R$ 1.400.
A usina opera atualmente com apenas uma caldeira, de 102 quilos de pressão, a maior do Estado. Uma outra, também de 102 quilos de pressão, porém de maior capacidade produtiva de vapor, está em fase final de teste. A usina produz 700 mil litros de álcool e 1.300 toneladas de açúcar por dia. O açúcar é exportado pelo porto de Paranaguá e o álcool é retirado para a Taurus e a Petrobrás.
Existem cinco usinas no Brasil que estão no mesmo patamar de tamanho e produção. A São Fernando é uma delas. As outras são a Usina da Barra, em Barra Bonita (SP), Usina São Martinho em Pradópolis (SP), Cosan em Caarapó, LDC em Rio Brilhante, e ETH em Nova Alvorada do Sul.
(*) Com informações da Assecom