ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  15    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Decoração para Copa já aparece em bares, que esperam lucrar

Seleção Brasileira joga a partir da semana que vem pela Copa do Mundo de 2022 e já movimenta estabelecimentos

Guilherme Correia | 18/11/2022 12:43
Bandeiras do Brasil foram colocadas no Bar Batata Mais, na Rua Trindade. (Foto: Arquivo pessoal)
Bandeiras do Brasil foram colocadas no Bar Batata Mais, na Rua Trindade. (Foto: Arquivo pessoal)

A dois dias do início da Copa do Mundo de 2022, as decorações de cores verde e amarelo começaram a aparecer em bares e restaurantes de Campo Grande. Os estabelecimentos esperam lucrar com o principal torneio de futebol e um dos maiores eventos do planeta, que será sediado no Catar.

De acordo com a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), a competição deve gerar faturamento de R$ 864 milhões a bares e restaurantes do País e a expectativa é de que setor contrate 7,7 mil trabalhadores temporários para esse período, segundo estudo divulgado na semana passada pela entidade.

Esse valor equivale a um aumento de 8,3%, já descontada a inflação, em relação ao Mundial da Rússia, em 2018, porém 2,6% a menos que na Copa realizada no Brasil, em 2014. O órgão não possui dados locais sobre esta pesquisa.

Proprietária do bar Batata Mais, que fica nos arredores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Graziela Soares dos Santos afirma que a estimativa de vendas neste ano é “a melhor possível” por conta da Copa. “Grazi”, como é conhecida pelos estudantes, também não esconde a expectativa com o resultado da Seleção Brasileira no torneio.

A expectativa do Brasil esse ano é a melhor possível, acho que nunca estive tão empolgada como estive nesse ano depois do 7 a 1. Esse ano estou empolgada, acredito mesmo que vai dar tudo certo. E também tenho certeza que a gente vai vender mais."

Ela explica que novas contratações não serão feitas e o bar funcionará no horário normal - entre 8h e 22h - e nos finais de semana, fecha à meia-noite. Os jogos do Brasil na Copa ocorrerão no período diurno - às 15h (de MS) contra a Sérvia, na próxima quinta-feira (24), às 12h contra a Suíça, na segunda-feira (28) e às 15h contra Camarões, na sexta-feira (2).

“Não vamos contratar ninguém, trabalhamos em família e com as atléticas, não vai ter necessidade e nem problema com o horário”, afirma a dona do bar que fica na Rua Trindade, no Jardim Paulista.

Grazi, aliás, prometeu ações para a Copa a partir da segunda-feira (21), mas ainda não revelou à reportagem. Na quarta-feira, véspera do primeiro jogo da Seleção, será feito um “Open Solidário” junto a 22 atléticas universitárias, que disponibilizarão galões de bebidas próprias a quem doar um brinquedo. “Quem arrecadar mais brinquedos tem pontuações”.

Sócio-proprietária do Maracutaia Bar, na Rua Sete de Setembro, Isabela Blanco afirma que a expectativa para este ano é ainda maior que a de 2018, na Copa da Rússia, já que o interior do bar recebeu mudanças desde então.

“Nossa expectativa hoje em dia é muito maior, porque em 2018, a gente não era tão conhecido e éramos um bar menor, atendíamos 90 pessoas no máximo, e extremamente conturbado, porque veio muita gente e não conseguimos atender adequadamente".

Segundo ela, as decorações começarão a ser colocadas nesta sexta-feira (18). A Copa tem início no domingo, com a partida de abertura entre Catar e Equador, e o Brasil joga pela primeira vez na próxima quinta-feira (24), contra a Sérvia. “A gente está mudando o layout do restaurante e vamos decorar, a decoração está começando hoje”.

“Então, nesse ano, estamos nos preparando melhor. Vamos colocar telão, televisões espalhadas pelo bar. A área do telão vai ser considerada ‘VIP’, porque o pessoal vai poder reservar as mesas e ter uma visibilidade melhor”.

Árvores nas calçadas do bar também foram decoradas. (Foto: Direto das Ruas)
Árvores nas calçadas do bar também foram decoradas. (Foto: Direto das Ruas)
Nos siga no Google Notícias