Fiems inicia pesquisa com indústrias para levantar demandas ligadas à exportação
Com o objetivo de promover a internacionalização das empresas, o CIN (Centro Internacional de Negócios) da Fiems iniciou a coleta de informações junto às indústrias sul-mato-grossenses para mapear as demandas relacionadas ao comércio exterior.
A coordenadora do CIN da Fiems, Fernanda Barbeta, destacou que, por meio da iniciativa, se espera ouvir dos empresários quais são as necessidades e dificuldades das indústrias para que passem a atuar no mercado externo. "A partir daí, o Centro Internacional de Negócios poderá apoiar de forma mais assertiva o processo de internacionalização das indústrias", afirmou.
Os dados e informações obtidos com a enquete serão transformados em conhecimento estratégico, possibilitando a tomada de decisão que permita um melhor alcance de resultados e objetivos. "Com as demandas mapeadas será possível analisar se o atual portfólio oferecido atende às reais necessidades das empresas", apontou Fernanda Barbeta.
A coordenadora lembra que o CIN da Fiems oferece serviços como organização de missões, estudos de inteligência comercial, certificados de origem, atestados de exclusividade, produção e inexistência, além de assessoria para importação e exportação.