Governo se reúne hoje com caminhoneiros para evitar nova paralisação
Caminhoneiros, empresários e representantes do Governo Federal estão reunidos nesta quinta-feira (26) para tentar chegar a um acordo que evite uma nova paralisação amanhã. No início do mês, eles pararam por cerca de 10 dias deixando consequencias para todos os segmentos do país. Combustivel e principalmente hortifrutis, chegaram a faltar nas prateleiras.
Os caminhoneiros pedem a adoção de uma tabela com valores mínimos para o transporte de mercadorias e a redução no preço do diesel. Foi criada uma comissão externa no Congresso para discutir formas de evitar novas paralisações, que aprovou a realização de uma audiência pública para discutir os problemas enfrentados pela categoria.
O relator da comissão, deputado Osmar Terra (PMDB-RS), que o governo tem, sim, como diminuir os custos para os caminhoneiros. "Acho que é possível, dentro do ajuste fiscal, transferir os impostos que foram colocados no diesel para outro setor, como o governo fez quando terminou o imposto do cheque, a CPMF."
O caminhoneiro Vilmar Bonoras, de Santa Catarina, afirmou que, para a categoria, o mais importante é o tabelamento do preço do frete, "para acompanhar os aumentos do diesel e para ter uma margem um pouco mais avançada de lucro". A próxima reunião do colegiado será no dia 8 de abril.