ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  05    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Governo tentará estender concessão para Ferroeste sair de Maracaju

Atualmente, edital prevê que Dourados seja ponto de partida da ferrovia que ligará o Estado ao litoral do Paraná

Liniker Ribeiro e Osvaldo Júnior | 17/01/2018 11:16
Ferroeste pode estender malha até Maracaju (Foto: Divulgação/Arquivo)
Ferroeste pode estender malha até Maracaju (Foto: Divulgação/Arquivo)

O governador Reinaldo Azambuja afirmou em entrevista, na manhã desta quarta-feira (17), que o Governo do Estado irá tentar expandir a concessão da Ferroeste, tronco ferroviário que interligará Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá (PR). A ideia, segundo ele, é fazer do município de Maracaju o ponto de partida, atualmente previsto para ser em Dourados, a 233 quilômetros da Capital.

"A extensão dessa concessão tem o total apoio do governo e não tenho dúvida de que, com o apoio da prefeitura do município, nós vamos conseguir fazer e ter esse ramal até Maracaju", afirmou Reinaldo.

O edital de chamamento para empresas interessadas em elaborar estudos de viabilidade econômica para o projeto foi lançado no fim de novembro do ano passado, em São Paulo. Durante o evento, o governador destacou a importância do projeto e a competição que o mesmo incentiva.

Nesta quarta-feira (dia 17), o governador participa da Showtec, feira agropecuária em Maracaju, a 160 km de Campo Grande.

Governador Reinaldo Azambuja durante evento do Showtec, em Maracaju (Foto: Saul Schramm)
Governador Reinaldo Azambuja durante evento do Showtec, em Maracaju (Foto: Saul Schramm)

"Nosso grande gargalo é a logística. Não tenho dúvidas de que a construção desse modal ferroviário é o caminho para aumentar a competitividade da produção, ampliar a oferta, os dividendos aos produtores e agregar valor aos nossos produtos", declarou.

Juntos, Mato Grosso do Sul e Paraná são responsáveis por cerca de 30% de toda a produção de grãos do país, fato que colaborou ainda mais para que fosse feita parceria entre as partes. Do 1 mil quilômetro de extensão, somente 250 quilômetros já existem, no trecho entre Cascavel e Guarapuava, o restante será totalmente novo.

Os estudos de viabilidade estão orçados em R$ 25 milhões e o custo estimado da obra é de R$ 10 bilhões. Para Reinaldo, todo o investimento renderá ainda mais lucros para o Estado. "Não tenho dúvida de que nós vamos criar um modal ferroviário de médio e longo prazo na região centro-oeste, que vai dar muita competitivamente para escoamento das nossas riquezas", afirmou ele. Nenhuma empresa tem concessão até o momento.

Nos siga no Google Notícias