Grupo argentino construirá terminal de R$ 110 milhões em Porto Murtinho
Navios South American Logistics pretende inaugurar estrutura até o fim do ano que vem com foco em grãos e líquidos
O grupo Navios South American Logistics, da Argentina, requereu na quinta-feira (11) o licenciamento ambiental para instalação de um porto multimodal para grãos e líquidos em Porto Murtinho –a 431 km de Campo Grande–, em um investimento de R$ 110 milhões e com expectativa de início de operações já em dezembro de 2020. Detalhes do projeto foram apresentados em reunião com o secretário Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul).
A intenção do investimento é atender a demanda de transporte de produtos por meio do Rio Paraguai –Murtinho já abriga uma estrutura portuária concentrada na exportação de grãos. A estrutura deverá contar com quatro tanques de 15 mil metros cúbicos, permitindo importações de derivados de petróleo e o atendimento a demandas de refinarias locais e de outros insumos.
O projeto ainda prevê capacidade para 80 mil toneladas de grãos, em três silos e um armazém, sistema de carga e descarga simultâneas e posições independentes para receber até três barcaças de uma só vez. A intenção é agilizar o transbordo e reduzir a demora na movimentação de cargas e o tempo de trânsito na hidrovia Paraná-Paraguai.
“Estamos entusiasmados com a perspectiva de logística e negócios com esse porto”, declarou o diretor-executivo do grupo argentino, Cláudio Lopez, após a reunião com Verruck. “É uma região de potencial crescimento em infraestrutura e comércio, e acreditamos que reduzindo custos e acrescentando eficiências na cadeia de logística melhoraremos o poder da produção de Mato Grosso do Sul, além de gerar empregos”.
“Nova Paranaguá” – Verruck considerou que o interesse da Navios Logístics consolida o plano estratégico focado nas hidrovias, como meio de reduzir custos de transporte e aumentar a competitividade da produção local no exterior, previstos no Proeip (Programa de Estímulo à Exportação ou Importação). O investimento, destacou, ocorrerá em paralelo com “um projeto ainda maior, com a consolidação da rota bioceânica, que também passará pela mesma região”.
Os dois projetos têm Porto Murtinho como ponto de entrada e saída no Estado. No caso da rota, foi confirmado investimento próximo a US$ 75 milhões na construção de uma ponte a cerca de dez quilômetros da cidade, para a travessia a Carmelo Peralta e, de lá, rumo aos portos de Antofagasta e Iquique, no Chile. O governo paraguaio também planeja uma segunda ponte a 50 km ao sul da zona urbana, no valor de R$ 25 milhões, com ligação a Puerto Vallemy.
Com o novo investimento e a crescente nas exportações de grãos pela hidrovia, Verruck avalia que “Murtinho se tornará a nova Paranaguá de Mato Grosso do Sul, concentrando o maior volume de exportações e importações de grãos, insumos e líquidos pelo Rio Paraguai”.
Grupo – A Navios Logistics existe desde 1955, atendendo a necessidades de armazenamento e transporte marítimo via portos, barcaças e cabotagem costeira, com foco no sistema hidroviário ao longo do leste da América do Sul.
Atualmente, o grupo já atua no transporte de minérios em Corumbá e detém um porto em Nueva Palmira, no Uruguai, na confluência dos Rios Paraná e Uruguai –com o qual será feita conexão com Porto Murtinho e destinará os produtos à Europa e Ásia– e em San Antônio, no Paraguai.