ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUINTA  26    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Mato Grosso do Sul bate recorde na criação de empresas em outubro

Com 912 novos negócios, outubro de 2024 tem maior número já registrado desde início da série, em 2000

Por Mylena Fraiha | 04/11/2024 15:15
Manicure realiza procedimento em salão de beleza na Capital; atividade integra o setor de serviços, o que mais cresce em MS (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Manicure realiza procedimento em salão de beleza na Capital; atividade integra o setor de serviços, o que mais cresce em MS (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

O mês de outubro de 2024 registrou um recorde histórico na abertura de empresas em Mato Grosso do Sul, com a criação de 912 novos negócios, segundo dados divulgados pela Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul) nesta segunda-feira (4). Este número é o maior já registrado para o mês desde o início da série histórica em 2000 e representa um aumento de 8,44% em relação ao mesmo período de 2023.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mato Grosso do Sul teve um recorde histórico de abertura de empresas em outubro de 2024, com 912 novos negócios, impulsionado principalmente pelo setor de serviços. O número representa um aumento de 8,44% em relação ao mesmo período de 2023, e é o maior para o mês desde 2000. Campo Grande lidera o ranking de novas empresas, seguida por Dourados, Três Lagoas, Maracaju, Ponta Porã e Chapadão do Sul. O crescimento da abertura de empresas no estado acompanha a queda no índice de desocupação, que chegou a 3,8% no segundo trimestre de 2024, evidenciando o pleno emprego.

O setor de serviços lidera o crescimento, com 631 novas empresas abertas em outubro, seguido pelo comércio, com 246 novas empresas; e pela indústria, com 35 novas empresas.

A concentração de novos negócios se mantém nas maiores cidades do Estado. Campo Grande lidera, com 412 registros em outubro (45,18% do total), seguida por Dourados (102), Três Lagoas (43), Maracaju (26), Ponta Porã (24) e Chapadão do Sul (22).

Somente em 2024, já que até o momento foram abertas 9.526 empresas, segundo a Jucems. Em 2023, Mato Grosso do Sul havia superado pela primeira vez a marca de 10 mil empresas abertas em um ano, com 10.117 registros.

O secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, destacou que o ritmo crescente da abertura de empresas no Estado acompanha outros indicadores.

“O índice de desocupação em Mato Grosso do Sul caiu novamente no segundo trimestre para 3,8%, o que evidencia pleno emprego. O esforço do governo do Estado tem sido qualificar os trabalhadores que ainda não estão empregados para ocupar as vagas existentes e dar condições para que outros estratos da população, como as mulheres, possam sair para trabalhar", afirmou Verruck.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias