Mato Grosso do Sul cai duas posições no ranking nacional de competitividade
Maior desafio é a sustentabilidade ambiental, enquanto MS foi destaque por “capital humano”
Mato Grosso do Sul caiu duas posições no Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado nesta quarta-feira (dia 23) pelo CLP (Centro de Liderança Pública). No ano passado, MS ocupava a sétima posição. Em 2023, caiu para o nono lugar.
O relatório mostra onde estão os desafios para Mato Grosso do Sul: sustentabilidade ambiental, educação, potencial de mercado e eficiência da máquina pública.
O tópico sustentabilidade ambiental inclui indicadores como velocidade do desmatamento, transparência a ações de combate ao desmatamento e emissões de CO2 (gás carbônico).
Recentemente, o Estado foi criticado por manter legislação “frouxa” sobre o desmatamento no Pantanal e o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) chegou a fazer minuta para uma normatização mais restritiva. O governo suspendeu o desmatamento no bioma e discute a criação de uma nova lei para o Pantanal.
Já o melhor desempenho é no quesito “capital humano”, onde MS ficou em terceiro lugar, após dar um salto em relação em 2022, quando ocupava a 17ª posição.
O “capital humano” avalia o nível educacional da mão de obra, aspectos ligados à inserção no mercado de trabalho e os impactos sobre a produtividade da economia.
Mato Grosso do Sul ainda se destaca pelos seguintes potenciais: solidez fiscal, infraestrutura, sustentabilidade social e segurança pública.
No Brasil – São Paulo lidera o ranking, seguido por Santa Catarina, Paraná e Distrito Federal. Já os três últimos colocados do Ranking de Competitividade dos Estados de 2023 foram: Acre, Amapá e Roraima.
A classificação no ranking considera pontos distribuídos entre 99 indicadores relacionados a infraestrutura, sustentabilidade social e ambiental, segurança pública, educação, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, capital humano, potencial de mercado e inovação.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.