Mesmo na crise, cidade ganha 356 novas empresas em dois meses
De acordo com a Junta Comercial, crescimento tímido em fevereiro e março coloca Dourados na liderança entre maiores cidades de MS
A abertura de novas empresas teve crescimento tímido nos dois últimos meses em Dourados, a 233 km de Campo Grande. De acordo com dados da Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul), apesar da crise econômica que provoca o fechamento de empresas em todo o país, na segunda maior cidade do Estado o crescimento foi de 2,32% em fevereiro e março, o que coloca Dourados como líder na abertura de empresas entre os nove municípios com mais de 50 mil habitantes.
Conforme os números, divulgados pela prefeitura, no dia 2 de fevereiro o município tinha 15.345 empresas dois meses tempo esse número é de 15.701 – 356 novas unidades particulares de negócios.
A prefeitura atribui o resultado aos programas criados e desenvolvidos desde 2011, que fomentam a economia durante o período de crise e ajudam a gerar negócios. Entre as ações estão o projeto Polo de Serviços do Setor Sucroenergético de Dourados e Região e medidas para estruturação do comércio, serviços, indústria e turismo.
O programa Qualifica Dourados, desenvolvido em parceria com g Governo federal, prepara trabalhadores para áreas da atividade comercial e também para abrir o próprio negócio, apoiados pela Sala do Empreendedor, organismo criado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável.
A estruturação do aeroporto da cidade, que há quatro anos não tinha nenhuma ligação área com outros centros do país, também é apontada como uma das ações com impacto no saldo positivo da economia local.
Outras cidades – O segundo maior crescimento em abertura de empresas em fevereiro e março ocorreu em Sidrolândia (que tem 2.704 empresas) – 2,07%. Nova Andradina, com 3.386 empresas ativas, teve crescimento de 2,02% e Naviraí (3.239 empresas) teve expansão comercial de 2,01%. Três Lagoas (8.731 empresas) ficou em quinto lugar (1,78%).
Com 75.907 empresas em atividade, Campo Grande apresentou crescimento de 1,77%, ficando em sexto lugar. Ponta Porã (4.614 empresas) ficou em sétimo no ranking das cidades com mais de 50 mil habitantes, com percentual de 1,71%. Paranaíba (2.963 empresas) cresceu 1,68% e Corumbá (5.498 empresas), 1,59%.