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Economia

Ministério autoriza concessão de trecho para Ferroeste em Mato Grosso do Sul

Nova Ferroeste terá 1,3 mil quilômetros, passando por Maracaju e Dourados até chegar a Paranaguá

Adriel Mattos | 22/12/2021 14:11
Trecho da Ferroeste, entre a Serra do Mar e o centro-sul do Paraná. (Foto: Agência Paraná)
Trecho da Ferroeste, entre a Serra do Mar e o centro-sul do Paraná. (Foto: Agência Paraná)

O Ministério da Infraestrutura formalizou a autorização ferroviária da Estrada de Ferro EF-483, trecho de 76 quilômetros entre Dourados e Maracaju, para a empresa Estrada de Ferro Paraná Oeste, a Ferroeste. A deliberação foi publicada na edição desta quarta-feira (22) do Diário Oficial da União.

O requerimento havia sido feito em setembro pela Ferroeste. Agora, o próximo passo é licitar a construção da ferrovia.

A Nova Ferroeste se estenderá por 1,3 mil quilômetros, de Maracaju a Dourados. A partir daí, a ferrovia corta o Paraná, passando por Guaíra, Cascavel, Guarapuava até o porto de Paranaguá. O investimento de aproximadamente R$ 10 bilhões será privado, concedido para exploração por meio de leilão a ser realizado já no próximo ano.

Boa parte da ferrovia já está implantada, restando o trecho 1, entre Guarapuava ao porto de Paranaguá, com 400 quilômetros de extensão, que desce a Serra do Mar Paranaense em paralelo à BR-277. A concessão desse trecho será estadual. O trecho 2 prevê a extensão de um ramal de Cascavel (PR) a Maracaju com a implantação de 350 quilômetros de ferrovias.

A concessão se dará pelo regime de autorização, que já vem sendo praticado no país com embasamento em Medida Provisória e terá a chancela de lei já aprovada no Senado e em tramitação na Câmara dos Deputados. Essa lei cria outra possibilidade de investimento muito interessante para Mato Grosso do Sul, na Ferrovia Malha Oeste, a principal estrada de ferro que corta o Estado de leste a oeste e está em condições precárias.

O Governo do Estado criou o GT (Grupo Técnico) das Ferrovias para acompanhar os processos da Ferroeste, Ferronorte e também da Malha Oeste, e agora se debruça também sobre as tratativas envolvendo esses ramais em negociação através do regime de autorização.

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