ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 30º

Economia

MS terá desafio de melhorar logística com aumento na produção de milho

Área destinada ao milho 2ª safra 2022/2023 tem previsão de ser 5,4% maior que o ciclo passado

Izabela Cavalcanti | 24/02/2023 09:07
Maquinário fazendo colheita de grãos (Foto: Saul Schramm)
Maquinário fazendo colheita de grãos (Foto: Saul Schramm)

Mato Grosso do Sul terá o desafio de melhorar a logística para conseguir escoar a produção e aumentar o nível de processamento de milho no Estado. Isso, porque a previsão é de que a área destinada ao milho 2ª safra 2022/2023 seja de 2,32 milhões de hectares, 5,4% maior que o ciclo passado, conforme dados do projeto Siga/MS.

Além disso, a produtividade estimada é de 80,33 sacas por hectare, com produção de 11,2 milhões de toneladas. A safra atual terá custo 27% superior ao do ano passado.

Segundo o secretário de Estado, Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, a estratégia que foi colocada neste ano é a de aumentar o nível de processamento do produto dentro do Estado.

"Nos últimos anos nós temos trabalhado fortemente para que isso aconteça com a expansão da avicultura, com o crescimento muito forte da suinocultura com os incentivos diretos e também na produção de etanol", salienta. Verruck lembra ainda que, pela primeira vez, o principal produto exportado por Mato Grosso do Sul, em janeiro, foi o cereal.

"Nós passamos vários anos buscando atrair a indústria de etanol de milho para o MS. E hoje nós já temos uma indústria instalada, a Inpasa em Dourados e em Maracaju nós vamos inaugurar até o final de 2023 a Neomille”, completa.

Em relação ao aumento do custo da safra, o secretário vê como preocupante. “Isso é preocupante porque obviamente a margem de lucro não será a mesma. Então, nós temos que olhar muito a margem do produtor na produção do milho e por outro lado temos o desafio logístico. Nós vamos entrar numa supersafra de soja no Brasil. Então teremos uma elevação de frete”, finaliza.

Nos siga no Google Notícias