ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Novas regras para combate da ferrugem asiática da soja entram em vigor hoje

Priscilla Peres | 20/07/2017 11:23
A ferrugem asiática da soja causa desfolha das plantas de soja e, consequentemente, perda de produtividade.
(Foto:  Embrapa Agropecuária Oeste)
A ferrugem asiática da soja causa desfolha das plantas de soja e, consequentemente, perda de produtividade. (Foto: Embrapa Agropecuária Oeste)

A partir de hoje (20) agricultores de Mato Grosso do Sul precisam ficar atentos às novas regras de cultivo de soja para combate da ferrugem asiática nas lavouras. O projeto de lei nº 5.025 foi sancionado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e publicado hoje.

A partir de agora produtores estão proibidos de cultivar soja em cima de soja e devem, obrigatoriamente, respeitar o período anual de vazio sanitário, que são três meses (de 15 de junho a 15 de setembro).

Neste período, além de não plantar o grão, os produtores devem eliminar todas as plantas voluntárias, que são conhecidas como guaxas ou tigueras, nas propriedades, por meio de processos mecânicos ou químicos, e antes de plantar, é preciso ficar atento ao prazo de cadastramento das áreas onde será feito o cultivo da soja.

O produtor também deve fazer o registro da semeadura até o dia 10 de janeiro de cada ano, imediatamente depois de semear o grão. Quem deixar de cumprir o calendário ficará sujeito a multa de 200 UFERMS.

Agricultores que plantarem soja sobre hoje ainda poderão ter que arcar com multa de 1 mil UFERMS. A Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) ficará responsável por orientar e tirar dúvidas dos produores.

Nos siga no Google Notícias