Sebrae e UCDB serão parceiros em estudo de pequenos negócios no MS
O Sebrae-MS e a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) fecharam uma parceria para realizar a produção de conhecimento científico para ficar disponível aos pequenos empreendedores de Mato Grosso do Sul usando informações do Programa Negócio a Negócio, existente desde 2010.
Os dados qualitativos serão analisados e, partir deles, serão feitos dissertações e outros trabalhos sobre o time, no intuito de auxiliar empreendimentos diversos em oportunidades de negócios.
O coordenador do projeto de extensão na universidade, professor Michel Constantino, explica que cerca de dez pessoas, entre mestrandos e doutorandos em Desenvolvimento Local, e graduandos em Administração, produzirão análises sobre os empreendimentos.
"A ideia é entender melhor os diagnósticos dos micros e pequenos negócios e fazer com que o aluno possa trazer soluções para esses estabelecimentos", diz Constantino, que é doutor nesta área.
O Programa Negócio a Negócio atendeu neste ano mais de 12 mil microempreendedores individuais e microempresas de Mato Grosso do Sul, sendo 6.652 de Campo Grande e 5.247 de 26 municípios no interior do Estado.
"Há pouco tempo, o empresário tinha dois, três funcionários. Hoje, ele está sozinho e, por isso, precisa ainda mais da ajuda do Sebrae", aponta Cláudio Mendonça, superintendente da instituição de apoio aos pequenos negócios.