Seguindo tendência dos últimos meses, comércio tem queda de 6,6% nas vendas
Os dados são do mês de maio e divulgados nesta terça-feira (12) pelo IBGE (instituto Brasileiro de Geografia e Estatística),
Seguido a tendência dos meses anteriores, maio registrou uma retração de 6,6% no volume de vendas do comércio varejista sul-mato-grossense. Em abril, o índice registrado foi o mesmo de maio, enquanto em março a queda foi um pouco menor, de 5,6%, como mostra os dados divulgados hoje (12) , pelo IBGE (instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
No acumulado do ano, a pesquisa revela que a queda chega a 6%, e nos últimos doze meses o levantamento registrou um decréscimo de 4,1%.
E a renda do comerciante também está caindo, e fechou o mês de maio com 3,3%, enquanto abril ficou em 3,8% e março com 5,1%.
Já quando a pesquisa acrescenta o volume de vendas no comércio varejista ampliado, ou seja quando inclui veículos e materiais de construção, maio fechou com retração de 6,5%, índice um pouco melhor do que o de abril, que ficou em 7,1%.
No acumulado do ano, o número fechou com saldo negativo de 7,4%, resultado é ainda pior quando a pesquisa mostra os últimos doze meses, que teve retração de 7,7%.
Também houve queda na renda deste grupo, que fechou com saldo positivo de 1%. Em abril, o faturamento dos comerciantes ficou em 1,1% e no mês anterior em 2,4%. Tanto noa cumulado do ano como nos últimos doze meses, o índice foi o mesmo 1,1%.