Três usinas de MS batem recorde e aumentam moagem de cana em 20%
Depois do excesso de chuvas de setembro que atrapalhou a moagem de cana em usinas de Mato Grosso do Sul, o tempo passou a colaborar e o processamento de cana-de-açúcar chegou a bater recorde em três das 22 usinas do Estado.
As unidades da Odebrecht Agroindustrial moeram 10 milhões de toneladas durante a safra 2015/2016. Na safra passada, as três unidades juntas moeram 8,3 milhões de toneladas, portanto o crescimento é de 20% na produção no ciclo atual.
O volume é a soma das unidades Santa Luzia, em Nova Alvorada do Sul; Eldorado, em Rio Brilhante; e Costa Rica, que fica no município de mesmo nome.
Com a moagem, as três indústrias já produziram cerca de 750 milhões de litros de etanol e 720 GWh de energia elétrica. Além disso, foram produzidas 90 mil toneladas de açúcar, cuja fabricação se concentra em Eldorado. A um mês da entressafra, a Odebrecht revelou que espera superar a moagem de 11 milhões de toneladas no Estado.
A safra 2015/2016 começou em abril deste ano e deve seguir até janeiro do ano que vem. Segundo a Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), o volume acumulado de cana-de-açúcar processada até o dia 31 de outubro foi de 34,9 milhões de toneladas, em todas as usinas do Estado. Isso é 8,57% a mais em relação ao mesmo período da safra anterior e representa recuperação, já que as usinas chegaram a ficar quatro dias sem moer, em função das chuvas, em setembro.