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Educação e Tecnologia

Campo Grande terá seminário sobre criação de universidade indígena

Encontro promovido pelo MEC acontece na quinta-feira, com objetivo de escutar povos indígenas de MS

Por Mylena Fraiha | 07/07/2024 09:49
Fachada do MEC, órgão que autoriza e supervisiona o funcionamento das instituições (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Fachada do MEC, órgão que autoriza e supervisiona o funcionamento das instituições (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Campo Grande irá sediar um seminário promovido pelo MEC (Ministério da Educação) para discutir a implementação e organização da primeira universidade indígena do Brasil. Encontro acontecerá na próxima quinta-feira (11) e é parte de uma série de reuniões organizadas pela pasta para escutar os povos indígenas.

Durante cerca de dois meses, entre os dias 5 de julho e 11 de setembro, o MEC percorrerá 12 estados brasileiros para consultar essa parcela da população. Os seminários são uma iniciativa do Grupo de Trabalho instituído pela Portaria nº 350, de 15 de abril.

O objetivo dos encontros é assegurar que a voz dos povos indígenas seja ouvida e considerada no desenvolvimento de instituições de ensino superior que atendam suas necessidades e expectativas.

A criação de universidades indígenas e outras instituições de ensino superior (multicampi ou polos) é uma demanda antiga dos povos indígenas. Por meio dessas instituições, os povos indígenas terão garantia de gestão e de recursos, além de participar ativamente em todas as etapas do processo de construção do projeto.

Isso inclui a consulta e a participação direta dos indígenas, além de assegurar recursos humanos e financeiros adequados para o funcionamento e manutenção das instituições, priorizando a atuação dos próprios indígenas em seu quadro institucional.

Este pedido foi formalmente apresentado nas Coneei (Conferências Nacionais de Educação Escolar Indígena) I e II, realizadas em 2009 e 2018. As Conferências são as instâncias máximas de consulta aos representantes dos povos indígenas e servem como espaço para proposições de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade da Educação Escolar Indígena em todas as esferas governamentais.

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