ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Educação e Tecnologia

Combate às queimadas e estabilidade motivam inscritos em concurso dos Bombeiros

Provas objetivas do concurso do Corpo de Bombeiros serão aplicadas neste domingo, de manhã e à tarde

Natália Olliver e Mariely Barros | 11/12/2022 08:33
Leonardo Reis, primeiro da fila na escola Hércules Maymone (Foto: Paulo Francis)
Leonardo Reis, primeiro da fila na escola Hércules Maymone (Foto: Paulo Francis)

Com receio de perder o concurso público do CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul), neste domingo (11), candidatos chegaram mais cedo para garantir uma participação tranquila na prova objetiva, aplicada em Campo Grande.

A prova será aplicada em dois períodos, sendo o matutino, que teve a abertura dos portões marcada para às 7h e fechamento às 8h, oferecida aos candidatos que disputam pelos cargo de soldado. Já No período vespertino serão aplicadas as provas escritas para oficial. A abertura dos portões será às 14h e fechamento às 15h.

Na Escola Estadual Hércules Maymone, a espera pela abertura dos portões nesta manhã foi tranquila para os que conseguiram chegar com tempo de sobra. Leonardo Reis, de 23 anos, saiu de Naviraí, município localizado há 358 quilômetros da Capital, ainda de madrugada. A distância entre uma cidade e outra é de 4h51.

“Cheguei cedo porque saí de lá 0:00, com um carro cheio de pessoas que vão fazer a prova hoje, como os outros colegas caíram em escolas diferentes, saímos bem cedo para ter uma melhor logística”, disse.

O rapaz é químico e funcionário público contratado em Naviraí. ”Estou estudando há 2 meses desde que saiu o edital, estou bem ansioso porque esse vai ser o primeiro concurso desde que terminei a química”, pontuou.

Leandro acrescentou que espera ir melhor em química e física e que estudou para a prova todos os dias, através de apostilas e vídeoaula na internet.

Sonhos - Stella Gonçalves, de 28 anos, é professora de biologia e sonha em ser bombeira para atuar contra as queimadas que atingem a região de Corumbá, município de onde saiu para realizar a prova. Apesar de ter conseguido chegar cedo à Capital, Stella comentou sobre a dificuldade de locomoção na cidade por aplicativos.

Stella Gonçalves durante espera pela abertura dos portões (Foto: Paulo Francis)
Stella Gonçalves durante espera pela abertura dos portões (Foto: Paulo Francis)

“Cheguei na rodoviária de Campo Grande às 5h da manhã e como Uber estava um pouco enrolado consegui chegar no local apenas 6h30. Tava bem difícil de pedir, não tinha motorista disponível”, comentou.

A professora estudou por três meses para o concurso e espera se sair bem na área em que atua e em química. “Fiquei sabendo de um concurso através de uma amiga que falou e veio de Corumbá”, completou.

Thiago Aparecido Ramos, de 18 anos,  sonha em ser Policial Militar, mas também está tentando uma vaga como bombeiro neste domingo.  O rapaz veio de carro de Aquidauana, município a 141 quilômetros, junto do pai.

Thiago Aparecido Ramos, sonha em ser policial, mas também prestou a prova para o Corpo de Bombeiros (Foto: Paulo Francis)
Thiago Aparecido Ramos, sonha em ser policial, mas também prestou a prova para o Corpo de Bombeiros (Foto: Paulo Francis)

O jovem disse que ficaria feliz caso conseguisse a vaga para o Corpo de Bombeiros. “Estudo há 1 ano para concurso, como concursado vou alcançar estabilidade e uma boa remuneração. Não estou tão confiante, mas preocupado. Acredito que concentração é tudo, e que tudo tem sua hora. Se não for agora vai ser mais para frente”, comentou.

O foco nas questões é tão grande que Thiago revelou não levar sequer água para prova para não perder a concentração. “Na hora da prova gosto de me concentrar bastante e a água atrapalha. foco total na prova”, finalizou.

Concurso -  Ao todo são 260 vagas disponíveis no quadro efetivo do CBMMS. São esperados para o exame 2.946 candidatos. Conforme o edital, são 10 vagas para oficiais, sendo 8 para ampla concorrência e 2 para negros.

Foram 581 inscritos para oficial, o que representa uma concorrência de 58 por vaga. Para o cargo de soldado, são 250 vagas em disputa, sendo 192 para ampla concorrência, 50 para negros e 8 para indígenas.

Para soldado foram 2.365 inscrições, ou seja, uma concorrência de 9,46 candidatos por vaga.

Inscritos em concursos começam a entrar para local de prova. (Foto: Paulo Francis)
Inscritos em concursos começam a entrar para local de prova. (Foto: Paulo Francis)


Nos siga no Google Notícias