Ideb aponta crescimento na qualidade de educação na Rede Estadual de Ensino
Secretária destaca tempo integral nas escolas como fator positivo para atingir índice
O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) apontou crescimento na qualidade do ensino da Rede Estadual de Ensino.
No último levantamento divulgado em 2017, a nota atribuída ao Ensino Médio na rede Estadual era de 3,6. Na época, foi observado um crescimento de 0,1 em relação ao levantamento anterior, de 2015. Agora o índice aumentou para 4,1.
O relatório mostrou também avanço nos índices registrados nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Na última divulgação (2017), a avaliação ficou em 5,6 e agora passou para 5,7. Vale ressaltar que o índice também segue em crescimento desde 2015, quando o registrado foi de 5,4.
Já nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º), os dados permaneceram estáveis. Na divulgação de 2018, referente à 2017, a nota foi de 4,6 – índice este mantido no atual levantamento realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
A secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amêndola da Motta, destacou o avanço na qualidade de ensino. “Nós acertamos na política do Ensino Médio, fizemos a Educação Integral em Tempo Integral e colocamos o jovem na escola por mais tempo. Com isso, tivemos queda na evasão e na repetência. Subimos em todos os índices”, disse a titular da SED e presidente do Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação).
“Eu saio daqui muito contente de ver os resultados e de ver que os indicadores apontam nossas falhas, mas também mostram os nossos acertos, como a melhora no Ensino Médio que teve avanço em todos os aspectos. Sabemos que existe a necessidade de um olhar para o Ensino Fundamental II [Anos Finais] e seguiremos em busca dessa melhora”, finalizou Cecília.
Destaque no crescimento em Mato Grosso do Sul, o índice atribuído ao Ensino Médio ficou à frente da média nacional (de 3,9) e com a 7ª colocação na comparação com as redes estaduais brasileiras, atrás apenas de Goiás, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, São Paulo e Ceará.
Quando observadas as avaliações nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, a Rede Estadual de Ensino também obteve resultados significativos, com a 5ª e 7ª colocações, respectivamente.