IFMS oferece mais de 1.800 vagas em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio
Ao todo, são 11 cursos técnicos que serão oferecidos em 10 cidades do Estado
O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) está com inscrições abertas para o Exame de Seleção 2024, iniciativa que oferece 1.824 vagas distribuídas em 11 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, de forma totalmente gratuita. Os cursos são ministrados em diversas localidades, incluindo Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. A relação pode ser conferidas em: Cursos IFMS.
Para aqueles que almejam conquistar uma vaga, é necessário ter concluído o Ensino Fundamental ou um equivalente até a data prevista para a matrícula em janeiro do próximo ano. Além disso, o candidato deve possuir CPF (Cadastro de Pessoa Física) em seu nome, uma vez que esse número será exigido no momento da inscrição. As inscrições podem ser realizadas até o dia 8 de outubro.
Para facilitar o processo de inscrição, o IFMS disponibilizou um vídeo tutorial detalhado, que guiará os candidatos passo a passo. Além disso, um documento em formato PDF com as instruções também está acessível para download, para quem prefere seguir as orientações por escrito. (Confira aqui)
A taxa de inscrição para participar do Exame de Seleção é de R$ 20. No entanto, a isenção da taxa é uma opção para candidatos que estiverem matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental em escola pública, sendo comprovada mediante declarações escolares, boletins ou outros documentos emitidos pela escola. Também é possível obter isenção através da apresentação da Folha Resumo do comprovante de cadastro no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais). Os pedidos de isenção devem ser feitos até o dia 27 de setembro, durante o processo de inscrição, com a documentação comprobatória anexada.
Metade das vagas disponíveis é reservada para candidatos que tenham cursado todas as séries do Ensino Fundamental em escolas públicas. Dentre essas vagas, há cotas para candidatos que comprovem renda familiar bruta per capita mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio, autodeclarados pretos, pardos e indígenas, além de pessoas com deficiência. A opção de concorrer como beneficiário de cota deve ser indicada durante o processo de inscrição.
O exame de seleção está programado para ocorrer no dia 29 de outubro, simultaneamente nos dez municípios onde as vagas estão disponíveis. A prova será composta por 30 questões de múltipla escolha, sendo 10 de língua portuguesa, 10 de matemática e 10 de conhecimentos gerais.
A previsão é de que o resultado final e a primeira chamada sejam publicados em 20 de dezembro, com as matrículas acontecendo em janeiro de 2024. Os cursos têm duração de três anos e proporcionam ao aluno a chance de cursar simultaneamente o Ensino Médio regular e a formação profissional e técnica escolhida, permitindo que o diploma obtido possibilite a continuidade dos estudos na universidade ou a inserção no mercado de trabalho.
Para mais detalhes sobre o processo seletivo, os cursos oferecidos, quadro de vagas e todas as informações necessárias, os interessados podem acessar o site do Exame de Seleção 2024. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a Comissão Central do Exame de Seleção 2024 através do e-mail processoseletivo@ifms.edu.br..
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.