MEC rejeita pedido do Senac para instalar novo curso em faculdade da Capital
Parecer técnico foi de que espaço não possui infraestrutura necessária para o curso de Estética e Cosmética
O Ministério da Educação rejeitou o pedido para instalar o curso superior de tecnologia em Estética e Cosmética na Faculdade Senac Horto, na Rua Francisco Cândido Xavier, no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) em Campo Grande.
A decisão foi publicada em acordo com um parecer técnico divulgado no DOU (Diário Oficial da União) nesta terça-feira (2) e atende o parecer do CNE (Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação), que destacou que o espaço não possui estrutura para abarcar o curso.
Apesar de destaque em alguns pontos necessários para aprovar o curso, o conselheiro Alysson Massote Carvalho disse que a infraestrutura não é adequada para a realização da faculdade.
"Não obstante a Instituição de Ensino Superior e o curso superior terem obtido conceitos que permitem, respectivamente, o credenciamento e a autorização para funcionamento do curso superior, foi atribuído o conceito 2,06 a Infraestrutura, abaixo do mínimo de qualidade necessário, resultando no indeferimento do pleito”, disse.
Outros pontos destacados foram a falta de estrutura de salas de aula, bibliotecas e laboratórios. O documento foi assinado pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
A reportagem entrou em contato com o Senac que encaminhou nota explicando que o pedido é antigo e já perdeu o objetivo. "Refere-se a um processo antigo, iniciado em 2019, de pedido de credenciamento da antiga Unidade do Senac Horto. Em 2022, a partir da inauguração do Senac Hub Academy em Campo Grande foi dado entrada em um novo pedido de credenciamento, cujas bancas de avaliação já ocorreram no ano de 2023, o parecer favorável do CNE já ocorreu em 05/10... estamos no aguardo da publicação da Portaria do MEC com o referido credenciamento e aprovação da oferta dos cursos de Tecnologia em Estética e Cosmética e Gastronomia".
Sobre a avaliação do Ministério, o Senac avalia que "ainda que as notas obtidas nas bancas de 2023 foram 4,73 para o credenciamento (sendo 4,81 no eixo de infraestrutura), 4,67 para o curso de estética e cosmética e 4,88 para o curso de gastronomia."
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.