ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

Meta de Riedel é fazer de MS o 1º a alfabetizar 80% dos alunos na idade certa

Meta foi proposta pela ministra Simone Tebet durante premiação do programa “MS Alfabetiza”

Por Jhefferson Gamarra e Fernanda Palheta | 01/07/2024 16:35
Meta de Riedel é fazer de MS o 1º a alfabetizar 80% dos alunos na idade certa
Governador Eduardo Riedel durante cerimônia de premiação do MS Alfabetiza (Foto: Paulo Francis)

Durante a cerimônia de premiação às escolas destaque no programa “MS Alfabetiza”, realizada na tarde desta segunda-feira (1º), o governador Eduardo Riedel (PSDB) aceitou o desafio de tornar Mato Grosso do Sul o primeiro estado do Brasil a cumprir a meta do "Compromisso Nacional Criança Alfabetizada". O objetivo do Governo Federal é alcançar, até 2030, o índice de 80% das crianças alfabetizadas na idade certa - ou seja, até o fim do segundo ano do Ensino Fundamental.

O desafio foi proposto pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, que participou da solenidade. “Quero lançar um desafio para que Mato Grosso do Sul seja o primeiro estado a alcançar essa meta de 80% das crianças alfabetizadas na idade certa. Vocês topam o desafio, governador?”, provocou a ministra.

Meta de Riedel é fazer de MS o 1º a alfabetizar 80% dos alunos na idade certa
Ministra Simone Tebet em discurso ao lado do governador (Foto: Paulo Francis)

Sem pensar duas vezes, Riedel aceitou a proposta e destacou que, para atingir a meta, precisará do apoio de gestores e profissionais da educação dos 79 municípios do estado, que, em sua maioria, estavam reunidos no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, acompanhando a solenidade.

“Topo esse desafio! E para isso só temos um caminho e só vai funcionar se todos os 79 municípios derem as mãos”, afirmou o governador. “Se vocês toparem, eu também topo, porque são vocês que vão conseguir entregar esse resultado com apoio do governo”, disse Riedel à plateia presente.

Lançado em junho de 2023, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada teve a adesão de todos os estados com o objetivo de eliminar o analfabetismo nas escolas públicas. O plano prevê que, ao final do segundo ano do ensino fundamental, as crianças estejam alfabetizadas.

Em 2023, 47% das crianças das redes públicas de Mato Grosso do Sul alcançaram o nível de alfabetização definido pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para o 2º ano do ensino fundamental. Os dados foram apresentados no 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizado, divulgado em 28 de maio pelo MEC (Ministério da Educação).

Conforme o pacto assinado, o compromisso inicial de Mato Grosso do Sul é alcançar 53% até 2024, 58% até 2025, 63% até 2026, 68% até 2027, 72% até 2028, 76% até 2029 e 80% até 2030.

Nos siga no Google Notícias