Eduardo Riedel assina em Brasília compromisso nacional para alfabetização
Censo mostra que o Estado está em sétimo no ranking da qualidade do ensino
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), participou da solenidade que marcou o "Compromisso Nacional Criança Alfabetizada", do Governo Federal, realizado em Brasília nesta terça-feira (28). Na ocasião, ele reiterou o empenho com a meta de alcançar até 2030, o índice de 80% das crianças alfabetizadas na idade certa.
É importante lembrar que o Estado alcançou o índice de 94,6%, que deixa o Estado em sétimo no ranking nacional, de acordo com dados Censo Demográfico 2022. Em seu discurso, Riedel destaca o trabalho de melhorias na REE (Rede Estadual de Ensino).
"Na educação, muito provavelmente, vamos chegar a 348 escolas, até o fim deste mandato, com todas elas completamente reestruturadas, com 60% dos alunos com educação integral. E já conseguimos chegar a marca melhor salário de professor do Brasil, que é de R$ 12 mil”, disse Riedel.
Plano Nacional - Lançado em junho de 2023, o Compromisso teve a adesão de todos os estados com o objetivo de eliminar o analfabetismo (completo domínio) das crianças nas escolas públicas, que após a pandemia estava em 33% (crianças alfabetizadas na idade certa), no ano de 2021.
O compromisso consiste no subsídio de ações concretas dos entes federativos, sob coordenação do MEC (Ministério da Educação), para elaborar iniciativas locais compatíveis com as necessidades e realidades da região. O investimento previsto anunciado foi de aproximadamente R$ 3 bilhões até 2025.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.